Conan, o Bárbaro
Olá guerreiro (a), seja bem vindo!!

Este fórum foi feito por fãs de Conan, o Cimério, numa pequena tentativa de reunir amigos e mais pessoas interessadas em assuntos relacionados a espada & feitiçaria.

Aqui você encontrará reviews de filmes, estudos sobre o tema, notícias e tudo mais que seja relacionado!!

Faça seu registro e participe conosco em nosso exército!!!

Grato!!
Administradores

Participe do fórum, é rápido e fácil

Conan, o Bárbaro
Olá guerreiro (a), seja bem vindo!!

Este fórum foi feito por fãs de Conan, o Cimério, numa pequena tentativa de reunir amigos e mais pessoas interessadas em assuntos relacionados a espada & feitiçaria.

Aqui você encontrará reviews de filmes, estudos sobre o tema, notícias e tudo mais que seja relacionado!!

Faça seu registro e participe conosco em nosso exército!!!

Grato!!
Administradores
Conan, o Bárbaro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

Ver toda a lista

Últimos assuntos
Conan de volta na Marvel em 2019Qua Fev 07, 2018 6:45 pmEdgardImagens do cimérioSáb Jan 27, 2018 12:06 pmEdgardNovo logo!!Qui Jan 25, 2018 2:59 pmEdgardFrases marcantes de Conan (filmes, livros e HQs em geral)Dom Fev 19, 2017 4:45 pmAdirrônei BorgesConan o Bárbaro - Desenho Animado (The Adventurer)Qua maio 27, 2015 5:57 pmsamedleyVendo alguns itens da minha coleção do ConanSex Abr 03, 2015 6:04 pmLipeSaudações Guerreiros!!! Apresentem-se!!Qui Mar 26, 2015 9:32 amRogerio RochaTudo Relacionado ao Conan.Qui Mar 26, 2015 9:30 amRogerio RochaTERROR NA COSTA NEGRA PT-BRQui Mar 26, 2015 9:28 amRogerio Rocha
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário


Ir para baixo
Siegfried
Siegfried
Admin
Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Empty [ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE

Qua Fev 08, 2012 12:08 pm
A TORRE DO ELEFANTE
Publicado na Savage Sword of Conan Nº 24 de Novembro de 1977, Livre adaptação do Conto de R.E.H, Publicado originalmente na Weird Tales de Março de 1933)
[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Savagesword24_07
Adaptação de Roy Thomas e arte de John Buscema a Alfredo Alcala

Introdução

Um dos contos originais que se não foi mais, é um dos mais adaptados que existem em pelo menos 3 versões distintas produzidas apenas pela Marvel, incluindo uma versão feita por BARRY SMITH (onde Conan NÃO remove o coração da criatura, conforme a sequência do original, como esta versão foi confeccionada para a CONAN THE BARBARIAN americana, série destinada ao público juvenil provavelmente foi regulada de acordo com o COMICS CODE, velha herança do MACARTHISMO ainda presente nos quadrinhos dos anos 70) e outra para tiras de jornal (Vide as referências no fim do tópico)

Capa da Weird Tales de Março
[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Wt1933-03-300

Este é sem dúvida um dos clássicos mais intrigantes e que mais mexe com a imaginação dos leitores até hoje, além de ser um dos preferidos dos fãs dos contos de Conan. Apesar do conto não escapar do seu contexto de “fantasia”, sua concepção é bastante compatível com contos de Sci-Fi pelo conteúdo que justifica a existência do sobrenatural e do fantástico em eras onde reinaria um existencial explicado pelo mais puro imaginário criacionista, ouso até mesmo dizer, que ele funciona como uma “intro”, uma pré-visão alternativa de conceitos científicos que ficaram muito populares nos anos 60, em especial, os (polêmicos) livros do Físico ERICH VON DÄNIKEN como “Eram os deuses astronautas?” onde uma série de supostos “fatos” ocultos do público leigo põe em cheque a verdadeira origem autóctone dos progressos científicos e tecnológicos das sociedades humanas que a história á muito esquecera ou fora forçada a esquecer..

Arte interna da Weird
[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Toweroftheelephant3

Essa assertiva é o núcleo Base de a TORRE DO ELEFANTE, onde um mago ambicioso, consegue aprisionar e escravizar um alienígena exilado no planeta terra há muitos séculos, com saberes e conhecimento sobre as energias que permeiam a existência, muito além de qualquer ser humano em qualquer época, sob tortura e coação, por muitos séculos a criatura ensinou quase tudo que sabia ao cruel feiticeiro, concedendo-lhe riqueza, proteção e o temor dos adversários, tendo em recompensa, o cárcere e o sofrimento por relatar quase tudo que sabe, quase...

Cronologia Marvel

Conan neste momento encontra-se por volta dos 17 ou 18 anos, começando sua carreira de ladrão, e ainda está para viver suas maiores aventuras. Ainda é bastante inexperiente no ofício de salteador e é bastante impaciente com os estrangeiros que não toleram e fazem graça de sua origem ciméria. O conto da torre situa-se depois da história “A tumba das visões perdidas” (Conan Saga 6) e antes de “Quando surge um deus” (idem)

Sinopse


Em Arenjun (a chamada “cidade dos ladrões” de Zamora), em uma taverna, um Argoseano embriagado incita a ganância de um jovem Conan, falando sobre os famoso tesouro chamado “O coração do elefante” guardado em uma inexpugnável torre de um mago chamado YARA . Assassinando o beberrão após uma briga, na mesma noite Conan dirige-se até o temido local determinado a roubá-lo.

Após transpor os muros, Conan atinge um silencioso jardim , lá encontrando outro invasor, um outro ladrão de nome “Taurus” homem que goza a fama na região como o “Príncipe dos ladrões”, que por coincidência resolveu assaltar o mago na mesma noite.
Visivelmente mais velho e mais experiente, o bandido aprecia o arrojo e coragem do jovem bárbaro e convida-o a unir forças para invadir a torre.

[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Tower_elephant

Grande parte do sucesso da empreitada, vem do fato de que Taurus preparou-se cuidadosamente por considerável tempo estudando as defesas e prevendo obstáculos, levando assim o cimério praticamente ileso até o topo da torre...

A Aranha da Câmara
[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Conan_spider

Mas o ladrão não previra todas as surpresas que a torre oferece aos seus invasores, morrendo envenenado logo a seguir e deixando Conan sozinho com um horror saído de um pesadelo em uma ampla câmara repleta de ouro e jóias: uma gigantesca ARANHA, movido pela força do desespero, o cimério consegue matar o monstro penetrando depois nos corredores da torre.

Conan bastante assustado depara-se em uma sala com YAG-KOSHA, um ser bizarro com corpo humano e cabeça de elefante, imóvel em um trono, (o susto é duplicado, pois ele não conhece ainda as paragens de VENDHYA para ver o animal que só havia ouvido falar nos países do oeste, o ELEFANTE, e agora vê um híbrido da espécie)

[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE SSOC+24+elephant

Tomando a imagem inerte como uma estátua perturbadora, toma um sobressalto ao perceber que ela está viva, e logo o Cimério percebe que a criatura é cega e inválida mas pacífica, e chora ao contar sua história de sofrimento.

Yag Kosha por Barry Smith
[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Conan_Annual_01-34

Explicando que na juventude era um ser alado capaz de cruzar galáxias com outros de sua espécie, ele e outros vieram parar na terra há muitos milênios como proscritos de seu planeta natal isolando-se no oriente. Testemunhando a evolução (Darwiniana) do homem e a ascensão dos reinos Hiborianos, até o momento em que seus iguais pereceram apenas restando YAG, adorado como um deus pelo povo do oriente, até o momento em que o mago Yara, (um Atlante) aproxima-se dele como um discípulo devotado do saber e artes místicas, aprendendo a maior parte dos segredos do alienígena até aprisioná-lo e levá-lo cativo até as terras hiborianas.

O diabólico YARA
[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Yara_torture

O estranho ser pede a Conan em misericórdia que ajude-o em um último feitiço para libertar-se de seu carrasco, usando a pedra chamada “O coração do elefante”, e assim acaba fazendo o Cimério por piedade da criatura, lançando uma temível maldição no mago Yara, concluindo com o cimério escapando vivo e de mãos vazias da torre que desaba com os estertores de seus arquitetos

A vingança de Yag
[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Yara_duel

Certamente este é um dos contos mais importantes do Cimério, embora curto e simples, ele condensa de forma bastante eficiente quase todos os princípios que tornaram os trabalhos de R.H.E tão populares: o conceito de “Barbarismo x civilização” através da experiência do bárbaro com os valores civilizados, o sobrenatural ligado a conceitos metafísicos e não meramente fantásticos ou criacionistas, o horror, e é claro, a violência explícita. Quanto ao texto de Thomas, é apenas outra adaptação muito bem sucedida que melhor popularizou este conto para fãs de todo o mundo novamente com os impecáveis traços de Buscema & Alcala

Capa da Savage Sword Original (Aqui saiu na Conan Saga 3)
[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE 16140-2701-17977-1-savage-sword-of-cona_super

Referências

A TORRE foi publicado no Brasil pela primeira vez na ESPADA SELVAGEM Nº 11 e CONAN O BÁRBARO ESPECIAL Nº 3
[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Esc011
As demais versões encontram-se publicadas na CONAN O BÁRBARO Nº 2 (Formatinho) ESPADA SELVAGEM Nº 197. Ambas por Barry Smith. E CONAN O BÁRBARO Nº 60/61 (Mythos) por ROY THOMAS & DOUG MOENCH e tintas por RUDY NEBRES, ALFREDO ALCALA, PABLO MARCOS e ALAN KUPPERBERG
[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE 606201_890

Mais recente é a versão da DARK HORSE COMICS (Conan the Cimerian primeira fase Nº 20/21/22) publicada no Brasil pela MYTHOS em Conan o Cimério nos mesmos números pela dupla BUSIEK & NORD
[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Dd_28882_0_Conan20TheTowerOfTheElephant
Rogerio Rocha
Rogerio Rocha
Admin
Mensagens : 848
Data de inscrição : 10/10/2011
Idade : 43
Localização : São Paulo

[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Empty Re: [ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE

Sáb Fev 11, 2012 9:59 am
Simplesmente o conto mais famoso do Conan, todos Conanmaniacos conhecem.

A torre do Elefante é uma história marcante, e a ESC 11 é uma das melhores publicações em HQ, e uma peça insubstituível que todo colecionador do Conan tem que ter na sua estante...

Completíssimo o post do Siegfried.
Yanker
Yanker
Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/01/2012
Idade : 44
Localização : Mata dos Lobos

[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Empty Re: [ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE

Sáb Fev 11, 2012 10:08 pm
Ótimo post camarada Siegfried, A Torre do Elefante é um clássico obrigatório para qualquer fã do Cimério.
Siegfried
Siegfried
Admin
Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Empty Re: [ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE

Dom Fev 12, 2012 7:09 am
Rogerio Rocha escreveu:Simplesmente o conto mais famoso do Conan, todos Conanmaniacos conhecem.

A torre do Elefante é uma história marcante, e a ESC 11 é uma das melhores publicações em HQ, e uma peça insubstituível que todo colecionador do Conan tem que ter na sua estante...

Completíssimo o post do Siegfried.

Yanker escreveu:Ótimo post camarada Siegfried, A Torre do Elefante é um clássico obrigatório para qualquer fã do Cimério.

Puxa, valeu mesmo galera!

Ainda que possa ser um pouco de exagero da minha parte, este conto, especialmente ESTE conto, na minha opinião, exige um pouco mais de dedicação para um fã dissertar sobre ele, pois é uma das poucas expressões de arte dotadas de uma qualidade um tanto rara e difícil de se obter: a ATEMPORALIDADE.

Tendo muito pouco vestígio do contexto histórico em que surgiu (Texas, crise econômica, etc), ainda que o próprio conceito Howardiano em si já seja bastante inovador em si em termos de crítica e análise social/histórica que é redundante citar, A TORRE é o que apresenta mais densamente essas qualidades. Ouso arriscar que mesmo que o mundo chegue ao ano 3000, mesmo este não sendo um tratado de Aristóteles, ainda não estará "ultrapassado", sempre cativará novos admiradores pertencendo a Alteridade...

*Foi uma pena a ABRIL não ter publicado a capa original da SSC, ainda que não seja a melhor pintura sobre o conto, é bem melhor que arte que foi escolhida para estampar a ESC 11
Josey Wales
Josey Wales
Admin
Mensagens : 831
Data de inscrição : 08/10/2011
Idade : 44
Localização : Pará de Minas
https://conanobarbaro.forumeiros.com

[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Empty Re: [ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE

Dom Fev 12, 2012 10:37 am
antes de vir aqui comentar fiz questão de ler as versões do conto com Buscema e a outra Barry. Primeiramente li a de buscema (lançada em 77)... Bom... graficamente falando, a obra no mínimo beira a perfeição. É impressionante como os traços de Buscema e Alcala conseguem dar vida ao ambiente hiboriano. Buscema também tem muita maestria na escolha de angulos de ação... como se pode ver na imagens dos ladrões escalando a torre. Apesar de não ter re-lido o conto original, esta versão me parece mais próxima à obra original. Não só pelo fato de Conan arrancar o coração de Iag Kosha... mas em todo o modo de desenrolar o conto... os diálogos e etc (pelo menos ao que me lembro do conto).

Já a obra desenha por barry (lançada em 72)... possui desenhos, digamos, bem imaturos (sim... pois pouco tempo depois Barry estaria fazendo obras bem melhores do que estes apresentados). Nesta versão, Roy toma mais liberdade poética e faz mais mudanças à obra original. Vale ressaltar que esta revista recebeu indicação ao prêmio de melhor história pela Academy of Comic Books. Assim, para analisar ambas as revistas, vou dividir a obra em dois momentos: o antes e após de se encontrar Yag Kosha.

Aos eventos que precedem ao encontro... achei a revista de 72 (versão barry) melhor do que a de 77 (versão Buscema). Nela a arquitetação dos diálogos e a apresentação dos personagem parece ocorrer de forma melhor organizada. Há alguns acréscimos de diálogos interessantes como uma pequena discussão sobre deuses com Taurus e até mesmo um pequeno deslumbre sobre quão poderoso pode ser Yara que Conan percebe passando pelos portões da torre levitando!!! O momento também que Taurus entra sozinho na Câmara parece fazer mais sentido na versão de 72. Ainda na edição de 72, Conan parece transpirar mais medo no que na edição de 77. Achei isto um ponto positivo... dada a idade do personagem.

Já para os eventos que ocorre após o encontro com Yag, a revista de 77 dá um banho na de 72. A impressão que tive foi que a revista de 72 necessitou encurtar demais a historia para que a mesma coubesse no número de páginas estipulados. Assim, o diálogo de Conan com Yag Kosha e o confronto com Yara tem muuuuito mais drama e sentido na versão de Buscema (77). Aqui quero destacar exatamente a importância deste diálogo. Yag Kosha, ao conversar com Conan, começa a descrever a origem dos reinos e povos das mais diversas fronteiras da era hiboriana. De certa forma, este conto acaba servindo como uma espécie de "gêneses" da era hiboriana. Ali é descrito as origens e até mesmo os "avanços" e "retrocesso biológicos" (coloquei entre aspas pois a biologia não faz julgamento das mutações. Isto foi liberdade minha) de cada povo respeitando deduções biologicamente válidas!!! O que é um mérito pra Howard. Ele está trazendo um mundo fantástico e lhe dando a credibilidade cientificamente plausível para explica-la. Alias, vale-se destacar que... nem mesmo divindade alguma é citado!!! Nada de barro mágico ou de divindades sentindo solidão cosmicas... apenas... evolução biológica. Se até hoje isto é difícil de ser aceito... imagina isto na decada de 30!!!! Isto demonstra uma intelectualidade genial de Howard.

Outra coisa que quero alertar... em ambas as versões (mas principalmente na de 72)... a arte me pareceu bastante psicodélica!!! rsrsrs O conto dava margem pra isto e ainda aliada a uma década carregada de hippies e rockprogressivo.... rsrsr não podia ser diferente. rsrsrs Terminei os contos com uma vontade tremenda de ouvir Pink Floyd. rsrsrsrs
Siegfried
Siegfried
Admin
Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Empty Re: [ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE

Dom Fev 12, 2012 11:33 am
Walles

Fantástica contribuição, não fiz esse conflito porque bem entendido, o tópico trabalha com a versão da SAVAGE, mesmo assim, não tira o mérito da tua adequadíssima pontuação.

Quanto aos visuais, a "Conan the barbarian" era uma revista bem mais "Experimental" em termos de roteiro e desenho, enquanto a Savage procurava trazer textos mais exaustivos e arte mais sóbria de veteranos, mas a estética dos desenhos iniciais de Barry são mera influência da moda da época (anos 70, John Travolta, etc) basta olharmos fotos de discotecas da época para notarmos o paralelo: muitas cores, brilho e luzes. Além disso, Conan é desenhado igual aos "galãs" da época: magérrimo, tem cabelo longo e cheio, e suas botas são iguais as calças-bocas-de-sino muito usadas nos anos 70, Conan é praticamente um dos irmãos Gibb Smile só faltou ele aparecer naquela taverna no inicío da história fazendo um Karaokê de "I Started the joke" (ho Gods... fui longe demais com essa)
Josey Wales
Josey Wales
Admin
Mensagens : 831
Data de inscrição : 08/10/2011
Idade : 44
Localização : Pará de Minas
https://conanobarbaro.forumeiros.com

[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Empty Re: [ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE

Dom Fev 12, 2012 11:41 am
hauhauhauuauhu....ri alto aqui imaginando esta cena!!! kkkkkkk e realmente... O Conan de Barry é a cara dos irmãos Gibb!!! Razz (o que retorna naquele consenso que tivemos em como o sujeito influencia o objeto... é impossivel evitar isto) rsrsrs
Siegfried
Siegfried
Admin
Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Empty Re: [ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE

Dom Fev 12, 2012 12:02 pm
Olha aí as evidências do crime

[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE 6807377869_fa9380904a_z
[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Bee_Gees_Program

[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Conan
[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE 129795

"Conan e os embalos da era Hiboriana" Smile
Josey Wales
Josey Wales
Admin
Mensagens : 831
Data de inscrição : 08/10/2011
Idade : 44
Localização : Pará de Minas
https://conanobarbaro.forumeiros.com

[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Empty Re: [ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE

Dom Fev 12, 2012 12:09 pm
fantástica a comparação!!!
nandokiss
nandokiss
Mensagens : 201
Data de inscrição : 09/10/2011
Localização : brasilia

[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Empty Re: [ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE

Seg Fev 13, 2012 2:27 pm
Esse conto junto com o da rainha da costa negra talvez sejam os mais famosos de Howard.
e essa espada selvagem é uma das melhores também.
outra clássica é a cidadela dos condenados...
Castillo
Castillo
Mensagens : 30
Data de inscrição : 11/10/2011
Localização : Santo André/SP

[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Empty Re: [ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE

Qua Fev 15, 2012 9:03 am
Notas:

Na ESC #11, não foram publicadas as duas primeiras páginas da SSC #24, o prólogo da história.

O nome Arenjun é uma invenção de De Camp. O texto de REH não diz em que cidade de Zamora se passa a trama.
Siegfried
Siegfried
Admin
Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Empty Re: [ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE

Qua Fev 15, 2012 9:52 am
Castillo escreveu:Notas:

Na ESC #11, não foram publicadas as duas primeiras páginas da SSC #24, o prólogo da história.

O nome Arenjun é uma invenção de De Camp. O texto de REH não diz em que cidade de Zamora se passa a trama.

Agradeço demais as contribuições Castillo, essa das páginas me escapou.
Até upei esse prólogo para o pessoal ver

[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE 6880455529_205577029c_b
[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE 6880455851_196f1e1a31_b
Josey Wales
Josey Wales
Admin
Mensagens : 831
Data de inscrição : 08/10/2011
Idade : 44
Localização : Pará de Minas
https://conanobarbaro.forumeiros.com

[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Empty Re: [ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE

Qua Fev 15, 2012 12:18 pm
Poh.... não sabia disto!!!! Ja fez eu até mudar um pouco da minha visão sobre como os personagens são apresentados.... E abril... que mancada hein!!!!!
Siegfried
Siegfried
Admin
Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Empty Re: [ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE

Qua Fev 15, 2012 12:22 pm
Isso não é nada, folheia o original de OS PROFETAS DO CÍRCULO NEGRO e vais ver que a ABRIL esquartejou mais do que a coroa portuguesa fez com o TIRADENTES no XIX, lástima....
Siegfried
Siegfried
Admin
Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Empty Re: [ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE

Qua Fev 22, 2012 2:09 pm
OS SEGREDOS DE YAG..

Assisti recentemente esse pequeno documentário chamado "A história secreta da raça humana" narrado pelo pesquisador austríaco KLAUS DONA, aficcionado e colecionador de artefatos de civilizações pré-colombianas, apresenta uma grande coleção de itens com registro do conhecimento destes povos, indagando sobre sua inexplicável origem.
O vídeo apenas traz perguntas e nenhuma resposta, limitando-se a inferir teorias: (algumas bem vagas, outras não, na minha opinião) haveria uma civilização GLOBAL na antiguidade? haveriam outras espécies humanas além do Sapiens e do Erectus? existe realmente um mapa da antiga civilização atlante? houveram de fato HOMENS SERPENTE? fenômenos reais ou embuste de pseudo-ciência? Assista e tire suas próprias conclusões.. 4 vídeos com cerca de 12 minutos de mistério






*NOTA 1: após assistir metade dos vídeos eu já pretendia postá-lo aqui, quando uma agradável surpresa no vídeo final fê-lo cair como uma luva neste post, uma pequena referência ao filme de 82...

*NOTA 2: no segundo vídeo, dois artefatos em especial lembram MUITO um dos contos intrigantes de CONAN envolvendo sobrenatural escritos por R.H.E
quem assistir e perceber, poste aqui...

Conteúdo patrocinado

[ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE Empty Re: [ESC -11] A TORRE DO ELEFANTE

Ir para o topo
Tópicos semelhantes
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos