Conan, o Bárbaro
Olá guerreiro (a), seja bem vindo!!

Este fórum foi feito por fãs de Conan, o Cimério, numa pequena tentativa de reunir amigos e mais pessoas interessadas em assuntos relacionados a espada & feitiçaria.

Aqui você encontrará reviews de filmes, estudos sobre o tema, notícias e tudo mais que seja relacionado!!

Faça seu registro e participe conosco em nosso exército!!!

Grato!!
Administradores

Participe do fórum, é rápido e fácil

Conan, o Bárbaro
Olá guerreiro (a), seja bem vindo!!

Este fórum foi feito por fãs de Conan, o Cimério, numa pequena tentativa de reunir amigos e mais pessoas interessadas em assuntos relacionados a espada & feitiçaria.

Aqui você encontrará reviews de filmes, estudos sobre o tema, notícias e tudo mais que seja relacionado!!

Faça seu registro e participe conosco em nosso exército!!!

Grato!!
Administradores
Conan, o Bárbaro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Quem está conectado?
2 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 2 visitantes

Nenhum

Ver toda a lista

Últimos assuntos
Conan de volta na Marvel em 2019Qua Fev 07, 2018 6:45 pmEdgardImagens do cimérioSáb Jan 27, 2018 12:06 pmEdgardNovo logo!!Qui Jan 25, 2018 2:59 pmEdgardFrases marcantes de Conan (filmes, livros e HQs em geral)Dom Fev 19, 2017 4:45 pmAdirrônei BorgesConan o Bárbaro - Desenho Animado (The Adventurer)Qua maio 27, 2015 5:57 pmsamedleyVendo alguns itens da minha coleção do ConanSex Abr 03, 2015 6:04 pmLipeSaudações Guerreiros!!! Apresentem-se!!Qui Mar 26, 2015 9:32 amRogerio RochaTudo Relacionado ao Conan.Qui Mar 26, 2015 9:30 amRogerio RochaTERROR NA COSTA NEGRA PT-BRQui Mar 26, 2015 9:28 amRogerio Rocha
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário


Ir para baixo
Siegfried
Siegfried
Admin
Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

[ESC-010] A SOMBRA NO PALÁCIO DA MORTE Empty [ESC-010] A SOMBRA NO PALÁCIO DA MORTE

Sex Jan 20, 2012 1:08 pm
A Sombra no palácio da morte

Livre adaptação de "The Slithering Shadow" Conto de REH,
Originalmente publicado na Weird Tales de setembro de 1933


[ESC-010] A SOMBRA NO PALÁCIO DA MORTE Alcala

Como estamos trabalhando a versão feita pela MARVEL, Cronologicamente esta aventura se passa exatamente depois de O PODER DA HONRA (CS 7) e antes de A TORRE DE SANGUE (ESC 30)

*Esta aventura encontra um Conan bem experiente com mais de 30 anos de duras batalhas vividas, já colecionando em seu currículo o título de: Ex- Mercenário, Pirata, líder Kozak e Zuagir. (CB Nº 57) E agora, vagando pelo deserto de Kush depois de abandonar as fileiras do exército do Príncipe Rebelde ALMURIC, após o exército deste ter sido derrotado por mercenários Estígios e Kushitas em uma campanha para tomar o Trono de Koth do tirano STRABONNUS, o Cimério leva consigo seu único espólio restante da aventura: uma escrava Brituniana de nome NATALA, tomada de um mercado de escravos em SHEM

O Casal definhando á beira da morte de calor e sede nas areias escaldantes, depara-se com uma misteriosa cidade, que tomam de início por um delírio provocado pelo calor.
Aparentemente sem habitantes, Conan e Natala invadem a cidadela em busca de provisões e cavalos para a jornada até o oásis mais próximo encontrando poucas e sonolentas pessoas que vagam pelos corredores das casas e falam uma variante do dialeto STÍGIO.
Após testemunharem um nativo adormecido ser tragado por uma fantasmagórica e enorme SOMBRA, encontram uma belíssima mulher Stígya chamada THALIS, que não se comporta do mesmo modo lânguido e dopado dos outros moradores.

Capa original da WEIRD TALES
[ESC-010] A SOMBRA NO PALÁCIO DA MORTE Weirdtales1933-sept

Ela explica ao casal que eles estão em XUTHAL, uma cidade que foi erigida em um ÓASIS há muitos séculos por viajantes do ORIENTE, e que a maior parte da população dá sentido a sua vida passando a maior parte do tempo adormecida nos sonhos de LÓTUS NEGRA, enquanto sua principal divindade: THOG, vaga pelos corredores e salões da cidade em busca de OFERENDAS, nos corpos das pessoas que dormem, ou seja, a grande sombra que o casal vira engolir o homem adormecido..

THALIS Sugere ao cimério que mate NATALA para que ela não sirva como escrava aos prazeres mundanos dos XUTALANOS, o cimério rejeita de pronto a idéia reiterando sua vontade de partir o mais rápido possível do lugar, THALIS resolve ludibriar o Cimério e desaparecer com Natala, prendendo-a em uma velha e escura câmara subterrânea para servir de alimento a THOG, pois tenciona seduzir o Cimério e fazê-lo conquistar e governar Xuthal e ficar ao seu lado no comando sem interferências..

THALIS subestima a chegada súbita do monstro enquanto castiga Natala com CHICOTADAS, e é devorada momentos antes do Cimério aparecer na câmara no exato instante em que a gigantesca besta prepara-se para devorar Natala..

ESC 10
[ESC-010] A SOMBRA NO PALÁCIO DA MORTE 01

O cimério com o seu costumeiro instinto preservacionista para com as fêmeas que o acompanham, supera o pânico e o pavor e lança-se com toda a fúria por cima do monstro em um dramático e encarniçado combate, ferindo muito a besta que acaba caindo em um profundo poço que por pouco não traga o furioso Cimério, que emerge da peleja com o rosto tão deformado quanto ROCKY BALBOA depois de 20 rounds, Natala encontrando um misterioso ELIXIR que repõe o vigor totalmente consumido de seu herói, permite que o casal fuja rapidamente da cidade maldita...

Comentários

Esta é sem dúvida a adaptação que até hoje mais impressionou pelo fato de ser um dos primeiros contos em que Conan enfrenta sozinho seu mais gigantesco antagonista, e creio ser esta uma das adaptações mais bem sucedidas feitas pelo Roy Thomas, pois no conto original, THOG possui uma corporificação um tanto ABSTRATA: ele é uma espécie de névoa que preenche o ambiente e se condensa para sufocar sua vítima. Para a linguagem literária, via de regra, esse aspecto não impõe tantos obstáculos para ser descrito, mas na linguagem da HQ a imagem tem de acusar a presença da fera, e neste caso, os traços dos falecidos mestres BUSCEMA e ALCALA cumpriram a complexa missão, eternizando impecáveis pranchas e legando para nós fãs um inquestionável e inesquecível clássico!

SSC 20
[ESC-010] A SOMBRA NO PALÁCIO DA MORTE 001_cover_ssoc_norem

A sensualidade das PIN-UPS de howard e a sua violência tão vivas nos contos é acentuada aqui na sequência das chibatadas, que se repete nas atitudes de Valéria chicoteando seminua uma escrava em RED NAILS (vai ver isso devia ser algum fetiche do Howard)

Thog e Natala[ESC-010] A SOMBRA NO PALÁCIO DA MORTE BuscemaConan-SSoC20SlitheringShadow3

Esta história foi originalmente publicada na SAVAGE SWORD OF CONAN Nº 20 (julho de 1977)
No Brasil: ESPADA SELVAGEM Nº 10, CONAN O BÁRBARO ESPECIAL Nº 2 e ESPADA SELVAGEM REEDIÇÃO
Siegfried
Siegfried
Admin
Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

[ESC-010] A SOMBRA NO PALÁCIO DA MORTE Empty Re: [ESC-010] A SOMBRA NO PALÁCIO DA MORTE

Sáb Jan 21, 2012 12:27 am
Atualizando com mais uma curiosidade: os numerosos fanzines espanhóis chamados CONAN, produzidos pelo SWORD studio e o editor-fã de Conan CARLOS YANES, no seu segundo ano de publicação, contém uma pequena história na sua 19ª edição, contando o encontro de Conan e a escrava Natala
Josey Wales
Josey Wales
Admin
Mensagens : 831
Data de inscrição : 08/10/2011
Idade : 44
Localização : Pará de Minas
https://conanobarbaro.forumeiros.com

[ESC-010] A SOMBRA NO PALÁCIO DA MORTE Empty Re: [ESC-010] A SOMBRA NO PALÁCIO DA MORTE

Sáb Jan 21, 2012 1:18 am
Cara... esta revista é muuito boa... Roy consegue ser magistral adaptando Howard... Buscema, como sempre.... é clássico. Mas... o que eu mais admiro nesta obra é uma caracteristica que a maioria das outras pessoas que escreveram conan não souberam ou simplesmente não aplicaram ao personangem.... a caracteristica de SUSPENSE sobrenatural, mistério. Isto é algo que howard sempre carregou em suas obras mais até do que ação.

A cidade Fantasma... as pessoas sonolentas... os banquetes arrumados que eles encontram.... tipo... tudo isto vai gerando aquela simples questão: que diabos está acontecendo aqui?? Enquanto le... vc fica com o ar de ansiedade e expectativa. Acho que isto está entre as maiores caracteristicas de Howard... algo que muitos escritores depois falharam em repetir.

Na historia em si.... um pequeno momento que achei marcante foi quando, sob o sol escaldante e sem esperanças, Conan chega a levar mão ao cabo da espada com o intuito de matar Natala para polpar o sofrimento. Uma espécie de misericordia nada cristã....


Ja o elixir... achei forçado pacas... rsrsr mas ta valendo.


Vou mandar a matéria pro portal... e belíssimo post.
Rogerio Rocha
Rogerio Rocha
Admin
Mensagens : 848
Data de inscrição : 10/10/2011
Idade : 43
Localização : São Paulo

[ESC-010] A SOMBRA NO PALÁCIO DA MORTE Empty Re: [ESC-010] A SOMBRA NO PALÁCIO DA MORTE

Sáb Jan 21, 2012 9:01 am
Mesmo eu tendo lido essa ESC há muito tempo, pela imagem postada no início do tópico eu já me lembrei da história automaticamente, e percebi que talvez essa adaptação tenha me influenciado bastante... inclusive no conto que eu postei na sessão Contos e quadrinhos dos usuários, ao qual eu escrevi há uns 5 anos atrás, eu percebo influências dessa HQ em especial.

Obs. Josey concordo contigo sobre o clima sobrenatural que "ronda" mesmo nessa história, e com isso ela ficou muito interessante de se acompanhar.

Sieg, ótima escolha para inciar.
Josey Wales
Josey Wales
Admin
Mensagens : 831
Data de inscrição : 08/10/2011
Idade : 44
Localização : Pará de Minas
https://conanobarbaro.forumeiros.com

[ESC-010] A SOMBRA NO PALÁCIO DA MORTE Empty Re: [ESC-010] A SOMBRA NO PALÁCIO DA MORTE

Sáb Jan 21, 2012 10:03 am
aaaaahhh.... não posso deixar de comentar que eu adorei no texto a referencia a Rock Balboa... não importa quantas vezes ele caia... ele sempre se levanta!!!! rsrsrsrs
Stigmata
Stigmata
Moderador
Mensagens : 374
Data de inscrição : 11/10/2011
Localização : Koth

[ESC-010] A SOMBRA NO PALÁCIO DA MORTE Empty Re: [ESC-010] A SOMBRA NO PALÁCIO DA MORTE

Sex Jan 27, 2012 3:56 pm
a primeira página da revista já faz o cara cair de joelhos, QUE ARTE RAPAZ, QUE ARTE

tive a sorte de achar essa ESC num sebo, toda baleada, mas a experiência de ler a adaptação e toda a arte do mestre não tem preço
Siegfried
Siegfried
Admin
Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

[ESC-010] A SOMBRA NO PALÁCIO DA MORTE Empty Re: [ESC-010] A SOMBRA NO PALÁCIO DA MORTE

Sex Jan 27, 2012 4:26 pm
Realmente, se tivéssemos que elegir um portfólio das artes do alcala certamente aquela imagem tinha que figurar
Conteúdo patrocinado

[ESC-010] A SOMBRA NO PALÁCIO DA MORTE Empty Re: [ESC-010] A SOMBRA NO PALÁCIO DA MORTE

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos