Conan, o Bárbaro
Olá guerreiro (a), seja bem vindo!!

Este fórum foi feito por fãs de Conan, o Cimério, numa pequena tentativa de reunir amigos e mais pessoas interessadas em assuntos relacionados a espada & feitiçaria.

Aqui você encontrará reviews de filmes, estudos sobre o tema, notícias e tudo mais que seja relacionado!!

Faça seu registro e participe conosco em nosso exército!!!

Grato!!
Administradores

Participe do fórum, é rápido e fácil

Conan, o Bárbaro
Olá guerreiro (a), seja bem vindo!!

Este fórum foi feito por fãs de Conan, o Cimério, numa pequena tentativa de reunir amigos e mais pessoas interessadas em assuntos relacionados a espada & feitiçaria.

Aqui você encontrará reviews de filmes, estudos sobre o tema, notícias e tudo mais que seja relacionado!!

Faça seu registro e participe conosco em nosso exército!!!

Grato!!
Administradores
Conan, o Bárbaro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

Ver toda a lista

Últimos assuntos
Conan de volta na Marvel em 2019Qua Fev 07, 2018 6:45 pmEdgardImagens do cimérioSáb Jan 27, 2018 12:06 pmEdgardNovo logo!!Qui Jan 25, 2018 2:59 pmEdgardFrases marcantes de Conan (filmes, livros e HQs em geral)Dom Fev 19, 2017 4:45 pmAdirrônei BorgesConan o Bárbaro - Desenho Animado (The Adventurer)Qua maio 27, 2015 5:57 pmsamedleyVendo alguns itens da minha coleção do ConanSex Abr 03, 2015 6:04 pmLipeSaudações Guerreiros!!! Apresentem-se!!Qui Mar 26, 2015 9:32 amRogerio RochaTudo Relacionado ao Conan.Qui Mar 26, 2015 9:30 amRogerio RochaTERROR NA COSTA NEGRA PT-BRQui Mar 26, 2015 9:28 amRogerio Rocha
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário


Ir para baixo
Siegfried
Siegfried
Admin
Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Empty [HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI)

Sáb Out 29, 2011 11:17 am
[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Lonewolf

Como conhecedor da saga completa do célebre épico, sinto um pouco de desconforto em colocá-lo na seção do fórum que se destina, aparentemente, aos “subprodutos” de Conan, mas heresia ainda maior é ignorar a importância desta obra e deixar de partilhar o básico conhecimento dela com os nobres colegas

Lobo Solitário (Kozurê Okami), escrito por KAZUO KOIKE e desenhado por GOSEKI KOJIMA é uma história parcialmente baseada em personagens e fatos reais: no século XVII durante o Shogunato TOKUGAWA, o último do japão que durou 250 anos, por volta de 1600 a 1867 (Shogum: ditador militar no comando do país) a família OGAMI que ocupa um importantissímo cargo entre os servidores reais, simplesmente desaparece do mapa.

KOIKE nos anos 70 explorou essa lacuna histórica criando os dois últimos foragidos da família: o demoníaco, exímio e obstinado samurai ITTO OGAMI que erra pelo Japão junto com o filho DAIGORO vendendo seus serviços de assassino profissional combatendo com sua mortífera Katana DOTANÚKI e os mais diferentes inimigos: ninjas, samurais, mercenários, ladrões, outros assassinos profissionais, em uma grande jornada em busca de vingança pelo assassinato de seu clã por outro clã rival (YAGYU), que o caça por todos os cantos do Japão sem piedade, criando o mangá e uma das histórias em quadrinhos mais importantes já criadas até então.

[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Lobosolitrio_thumb%255B1%255D

Nas suas cercas de 9 mil páginas, o samurai movimenta-se em uma rica descrição do Japão feudal e os diferentes estratos sociais que nele habitam (as poderosas famílias, os criminosos, os miseráveis, os camponeses, os ninjas, os samurais, as prostitutas.. etc), costumes e a cultura do último século feudal, abordando de forma bastante sensível e incitando profundos questionamentos no leitor; através da relação de pai e filho com a sociedade japonesa e os pontos de vista que estes têm dela. Virtudes e valores humanos nos seus diferentes aspectos da existência: violência, piedade, vingança, amor, devoção, honra, moral, caráter, vida e morte. Koike cria de forma poética e trágica na dramática jornada de aventuras enfrentadas por pai e filho, uma verdadeira lição de vida em cada história, realizando uma rara obra cativante e apaixonante da nona arte, impossível não se comover com a história do célebre LOBO SOLITÁRIO E FILHOTE.

A rasgação de seda por parte deste jornalista hiboriano não é gratuita: talvez as franquias de cinema, quadrinhos e tantas outras expressões de arte populares do ocidente talvez não tivessem sido as mesmas não fosse a introdução e popularização das histórias do samurai nos anos 80/90 pelas mãos do homem que salvou o Homem-morcego, FRANK MILLER.

[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) MEIFUMADO

Explico: quando ainda era um jovem escritor, um exemplar em japonês de KOZURE OKAMI caiu nas mãos de Miller que ficara muito impressionado com a arrojada e expressiva narrativa visual dos belos desenhos de Kojima mesmo sem entender uma vírgula da língua, e tratou de convencer sua editora a traduzir e publicar o material nos EUA, essa influência oriental foi decisiva na hora de remodelar e salvar a popularidade de Batman, que havia caído muito nos anos 80 e reergueu-se com o célebre CAVALEIRO DAS TREVAS de Miller, que contém muito do estilo do mangá, o mesmo que marcaria para sempre as obras de Miller e porventura os tantos escritores e cineastas que se inspiraram com seu trabalho até hoje através de suas consagradas histórias e criações: RONIN (óbvia homenagem), SIN CITY, ROBOCOP, 300 DE ESPARTA, DEMOLIDOR, ELEKTRA, etc.

Alguns exemplares de LOBO SOLITÁRIO foram publicados no Brasil pela editora NOVA SAMPA nos anos 80, e continham os prefácios originais de Frank Miller, mas por aqui duraram poucos números, há poucos anos, mesmo contando com um público muito seleto, a PANINI COMICS jurou publicar mesmo com as poucas vendas toda a saga no Brasil, a um preço bem salgado para compensar, mas cumpriu a promessa.
E depois de décadas de espera, testemunhei com emoção o dramático desfecho da saga do samurai (já que é tradição de todo o mangá envelhecer naturalmente seus personagens e estabelecer um ponto final em cada história, diferente dos quadrinhos ocidentais, onde personagens de mais de 50 anos de idade como os da Marvel e DC não morrem nem envelhecem nunca)

Primeira edição da PANINI de 2004 (Estendeu-se ao longo de 28 números com 300 páginas cada tomo)
[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Vendo+manga+lobo+solitario+n+1+panini+comics+sao+paulo+sp+brasil__3CEFB_1

Edição da extinta NOVA SAMPA
[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Lobo%20solitario%20cedibra%204

As histórias do Lobo ainda ganharam 6 filmes japoneses, baseados em capítulos do mangá, estrelados pelo ator TOMISABURO WAKAYAMA, 4 peças de teatro e um seriado que chegou a passar no canal SBT
Abaixo, algumas screens

[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Wakayama-tomisaburo-dans-le-ra-le-de-ogami-itto
[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Lone-Wolf-And-Cub-Baby-Cart-In-The-Land-Of-Demons-Wide-Screen-Front-Cover-38252
[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Lone-wolf-6
[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Lone+Wolf+and+Cub+1

Daigoro imitando o estilo de luta SUIO do pai

[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Ogamidaigoro
Siegfried
Siegfried
Admin
Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Empty Re: [HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI)

Sáb Out 29, 2011 11:40 am
Peço desculpas pela minha empobrecida escrita em descrever e criticar, visto o iconismo de uma obra dessas, quem já a conhece a quiser dissertar melhor, por mitra não se faça de rogado
Josey Wales
Josey Wales
Admin
Mensagens : 831
Data de inscrição : 08/10/2011
Idade : 44
Localização : Pará de Minas
https://conanobarbaro.forumeiros.com

[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Empty Re: [HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI)

Sáb Out 29, 2011 12:44 pm
O post está ótimo siegfried. Não temos do que nos queixar. Sobre a obra... acho que só posso acrescentar uma coisa: LEITURA OBRIGATÓRIA para quem gosta de quadrinhos. Mesmo pra quem tem aversão a mangas e animes precisa de ler isto. É muuuuito bom!!!

Até os filmes, apesar de serem antigos e tal... são legais. São bem fieis a obra mudando, ao que me lembro, apenas a narrativa cronologica, tipo, agumas coisas que no quadrinhos é narrado como uma lembrança... no filme ja acontece primeiro o fato passado antes de se chegar o presente do que estaria no quadrinho. Agora... claro... o filme não consegue fazer com a mesma maestria de contar a historia apenas com imagens igual ocorre nos quadrinhos. Alias... esta é uma das principais características da obra... narra a historia mais com imagens do que com texto. E não é ruim... muito pelo contrário.

Sem falar que é uma amostra crua e nua de conceitos e culturas orientais.

É muito bom. Não tenho outra palavra pra descrever.
Siegfried
Siegfried
Admin
Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Empty Re: [HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI)

Sáb Out 29, 2011 12:54 pm
De fato, leitura EXTREMAMENTE obrigatória, rsrsrs

Outra curiosidade interessante é que o clássico RONIN do frank miller serviu de substrato (substrato é um eufemismo meu na verdade, pra não dizer plágio, porque a qualidade do desenho merece) para a concepção da trama básica do desenho SAMURAI JACK

Inclusive um dos capítulos em que jack relembra sua infância, aparece um certo samurai empurrando um carrinho de bebê... rrsr
Josey Wales
Josey Wales
Admin
Mensagens : 831
Data de inscrição : 08/10/2011
Idade : 44
Localização : Pará de Minas
https://conanobarbaro.forumeiros.com

[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Empty Re: [HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI)

Sáb Out 29, 2011 1:00 pm
Eu me lembro de ter visto isto no samurai jack... associei na hora com lobo solitário. rsrsrs... então eu nao estava muito enganado (detalhe... adorava o samurai jack... rsrs)
Siegfried
Siegfried
Admin
Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Empty Re: [HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI)

Sáb Out 29, 2011 1:07 pm
O problema daquele desenho ter adquirido pouca popularidade foi ter aparecido depois da década de 90, quando as gerações não tem mais estômago para aquela riquíssima cozinha de referências da cultura pop: coisas como mad max, filmes do sérgio leone, conan, 300, ficção científica e tudo o mais. Dava pra fazer uma baita lista de cada coisa que os episódios fazem alusão.
Aposto que se ele tivesse aparecido nos anos 80, aposto que seria mais famoso que caverna do dragão ou thundercats
Josey Wales
Josey Wales
Admin
Mensagens : 831
Data de inscrição : 08/10/2011
Idade : 44
Localização : Pará de Minas
https://conanobarbaro.forumeiros.com

[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Empty Re: [HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI)

Sáb Out 29, 2011 1:13 pm
tens razão sieg... o desenho tinha nuances que forma perdidas com o tempo... infelizmente.
pra matar a saudades...
Etiene De Souza
Etiene De Souza
Mensagens : 9
Data de inscrição : 12/10/2011

[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Empty Re: [HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI)

Sáb Out 29, 2011 1:22 pm
Lobo Solitário é um material que está na minha de compras já faz um bom tempo, nunca li nenhum texto falando mal sobre a obra.

Siegfried
Siegfried
Admin
Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Empty Re: [HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI)

Sáb Out 29, 2011 1:23 pm
sturv
Eu tenho todas as temporadas, os epis mais engraçados são aqueles com o escocês (acho que é uma referência ao Willian Wallace), incrível como o tartarovsky consegue fazer tanta ação empolgante com um desenho que mais parece um monte de papel picado, ou ORIGAMI, vai saber, rsrsrs

Esse post do Lobo já estava pensando há um tempo, e ele também serve para preparar terreno para outra tremenda obra do koike que virou filme e inspirou um dos mortíferos personagens do DEADLY VIPER SQUAD de KILL BILL do Tarantino, e estou louco pra mostrar aqui para os colegas.
Aguardem a próxima matéria, rsrsrsr
Siegfried
Siegfried
Admin
Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Empty Re: [HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI)

Sáb Out 29, 2011 1:28 pm
É bem como o Josey falou Etiene, o sujeito pode até não gostar de mangá, mas se for um bom fã de HQ'S, basta ler umas 3 ou 4 histórias do Lobo pra virar fã de carteirinha, foi assim comigo, li um almanaque de um amigo décadas atrás e ficava atrás das histórias em tudo quanto era sebo, consegui algumas da nova sampa, e fiz festa quando a panini lançou de novo, cada edição era caaaaara, mas valeu cada centavo, me emocionei com o final
Josey Wales
Josey Wales
Admin
Mensagens : 831
Data de inscrição : 08/10/2011
Idade : 44
Localização : Pará de Minas
https://conanobarbaro.forumeiros.com

[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Empty Re: [HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI)

Sáb Out 29, 2011 1:41 pm
eu não sou aficcionado em mangas.... na verdade até tenho certa aversão (mas que não me impediu de ler esta obra e nem akira). Não me lembro como... mas tive contato com uma das edições antigas lançadas no brasil... nela tinha a historia onde Daigoro, a criança, meio que encara um samurai. Isto sem falar uma única palavra sequer.... (cara... soh de relembrar esta passagem aqui... eu me arrepiei. Que obra velho...)

ai... quando a panini resolveu publicar a obra no brasil... eu acompanhei até o fim. E não me arrependo de nada. Talvez... numa visão mais crítica... eu poderia criticar a ideia de "campanha" até enfrentar o seu algoz, algo típico de produções japonesas. Mais perto do fim, isto meio que tomou proporções grandiosas demais... Mas... de boa... é tão bom as historias, os carater e os comportamentos dos personagens... que a gente releva estes por menores....
Siegfried
Siegfried
Admin
Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Empty Re: [HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI)

Sáb Out 29, 2011 1:49 pm
Muitas histórias do lobo marcam a gente que até arrepia mesmo lembrar, tão marcantes são as passagens da saga e a intrincada e sombria personalidade do samurai

Se não me engano, o Itto foi inspirado no myamoto musashi, que ganhou 69 duelos e escondia, segundo rumores, um estilo de nijutsu-dô nas suas técnicas.

Eu curto mangás tem tanta coisa boa quanto ruim, como qualquer quadrinho normal, conheço outras séries muito boas também e atualmente a que mais gosto é o Berseker, que vou fazer um post em breve mostrando alguns paralelos propositais com o primeiro filme do conan feitos pelo autor kentaro miura que descobri recentemente em um outro fórum
Josey Wales
Josey Wales
Admin
Mensagens : 831
Data de inscrição : 08/10/2011
Idade : 44
Localização : Pará de Minas
https://conanobarbaro.forumeiros.com

[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Empty Re: [HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI)

Sáb Out 29, 2011 2:04 pm
cara... sei lá... sempre achei o myamoto musashi um pouco... digamos... "rebelde" com relação aos estilos.

Claro... eu sou um extremo leigo sobre o assunto e isto nada mais é do que uma visão especulativa... mas ainda assim vou arriscar. rsrsr Sabe... de certa forma as artes marciais japonesas carregam consigo mais do que a finalidade de combate... carregam consigo um equilíbrio mental, filosófico e até mesmo um ar de "fotografia" (manter posturas e poses...)... sabe... acho que myamoto, antes de se tornar reconhecido como foi, meio que lapidou o que sabia em prol de uma única finalidade... o combate. Assim acho que podemos dizer que ele "ousou" no modo de lutar... Não acho que ele usou esta ou aquela técnica... acho que ele simplesmente lapidou um único objetivo que era... vencer o adversário. De forma até meio rebelde para os conceitos da época.


pelo menos esta foi a imprensão que eu tive com tudo que eu li a respeito... rsrsrs... mas como disse... sou leigo demais para opinar sobre o assunto.
Siegfried
Siegfried
Admin
Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Empty Re: [HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI)

Sáb Out 29, 2011 2:14 pm
rsrsrsrsrs
Mas é extamente isso, o Mushashi, sinteticamente falando, vencia principalmente porque não seguia á risca o "protocolo" dos samurais.
A disciplina no combate é tão rígida que os duelos não significam apenas a vitória de um adversário sobre o outro, e sim a vitória da TÉCNICA aprendida e aplicada corretamente, sem "desonrar" tanto o adversário com uma técnica covarde nem a honra do atacante.

"quebrar" regras básicas como tocar na lâmina ou mesmo desfazer-se dela (arremessando-a contra os adversários como o itto fazia na HQ) são atos impensáveis para o combatente que segue rigidamente a doutrina samurai (já que o Katana represente a "alma" do guerreiro, logo não pode-se sair por aí "atirando" a alma, rsrsrs), musashi sabia que isso era uma "pedra" no pé de samurais que tinham que manter a honra a todo custo sem cometer o mínimo deslize no combate, enquanto ele até ronin já havia sido e sabia explorar bem essas "brechas" da etiqueta bélica do samurai
Josey Wales
Josey Wales
Admin
Mensagens : 831
Data de inscrição : 08/10/2011
Idade : 44
Localização : Pará de Minas
https://conanobarbaro.forumeiros.com

[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Empty Re: [HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI)

Sáb Out 29, 2011 2:26 pm
aaaaahhh..... bom saber que nao estava tão por fora assim... rsrsrs

tenho os livros que contam a historia de musashi de forma romanciada... e também a primeira parte lançada em manga da adaptação deste livro chamada Vagabond (que por sinal... tem desenhos belíssimos)....

tenho tambem o livro dos 5 aneis. rsrsrsrs (e olha que tenho certa aversão a obras japonesas hein. rsrsrs)

Mas... é porque estas obras merecem... tipo... trazem um peso consigo que merecem respeito.

Li varias coisas sobre musashi... e é realmente incrível.


Realmente... Itto é mesmo um rebelde dos protocolos de lutas... rsrs se não me engano, em várias edições sempre tem alguem analisando o modo como ele luta (ou mesmo o proprio inimigo abatido)... e destacando exatamente o fato dele lançar sua "alma".
Siegfried
Siegfried
Admin
Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Empty Re: [HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI)

Sáb Out 29, 2011 2:35 pm
Sim, como ele segue o caminho do "meifumadô" ou seja, a estrada para o mundo dos mortos, ele não é mais um "samurai" tradicional nem precisa mais velar pela sua honra em combate, pois seus atos só servem á sua sórdida vingança, não á proteção de algum senhor, rsrs

E é essa a vantagem do Itto, a maior parte de seus adversários acostumados a enfrentarem samurais que têm de velar pela honra nas atitudes em combate para não ter de pagar com a vida, esperam que o itto faça o mesmo, e nunca esperam que ele "trapaceie" e se ralam hehehe

Poxa dizem que essa saga dos cinco anéis é fantástica, conta toda a vida do Musashi, vi uma vez na livraria, era um baita livro, devia ter umas 700 pages... deve ser duca de ler!



Josey Wales
Josey Wales
Admin
Mensagens : 831
Data de inscrição : 08/10/2011
Idade : 44
Localização : Pará de Minas
https://conanobarbaro.forumeiros.com

[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Empty Re: [HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI)

Sáb Out 29, 2011 2:49 pm
Não siegfried... tu confundiu... na verdade ai são duas obras:

1) O livro dos 5 aneis: que é pequeninho e foi escrito pelo proprio musashi. Aqui é ele ensinado técnicas para vencer os adversários numa luta de katanas. Porém.... livro ficou famoso entre os empresários e virou receita de guerra entre empresas capitalistas.
[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) 147655_4

2) Musashi: este é imenso e é escrito por Eiji Yoshikawa. É um romance baseado na vida de Miamoto musashi. São dois volumes com umas 1000 páginas cada.
[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) 68242_4[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) 71978_4

deste livro saiu uma adaptação em forma de HQ chamada vagabond. Gostei mais deste manga do que do livro em si.
[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) 230px-Vagabond21
Josey Wales
Josey Wales
Admin
Mensagens : 831
Data de inscrição : 08/10/2011
Idade : 44
Localização : Pará de Minas
https://conanobarbaro.forumeiros.com

[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Empty Re: [HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI)

Sáb Out 29, 2011 2:52 pm
olhando aqui... rsrsr vamos ter que criar um tópico "quase conan" pro musashi... rsrs até porque o cara realmente é quase um conan! hauhauhuahua
Siegfried
Siegfried
Admin
Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Empty Re: [HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI)

Sáb Out 29, 2011 2:56 pm
haaaa tá. É que eu não sabia dessa, então ele escreveu um manual tipo "a arte da guerra" do Sun Tzu hein? heheheheh

Foi esse que eu vi na livraria, iguaizinho, o azul, um tijolão, fiquei babando pra ler, rsrsrs, mas esse é o romance sobre ele então.. massa.

O vagabond eu vi na banca, mas na época não dava pra eu comprar, e também não sabia se era bom, valeu pela dica
nandokiss
nandokiss
Mensagens : 201
Data de inscrição : 09/10/2011
Localização : brasilia

[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Empty Re: [HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI)

Sáb Out 29, 2011 2:58 pm
essa katana japonesa é maravilhosa...
Conteúdo patrocinado

[HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI) Empty Re: [HQ] LOBO SOLITÁRIO (KOZURE OKAMI)

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos