Conan, o Cimério
Olá visitante, seja bem vindo!!

Este fórum foi feito por fãs de Conan, o Cimério, numa pequena tentativa de reunir amigos e mais pessoas interessadas em assuntos relacionados a espada & feitiçaria.

Aqui você encontrará reviews de filmes, estudos sobre o tema, notícias e tudo mais que seja relacionado!!

Faça seu registro e participe conosco em nosso exército!!!

Grato!!
Administrador
Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 24 em Sab Maio 02, 2015 4:12 pm
Últimos assuntos
» Frases marcantes de Conan (filmes, livros e HQs em geral)
por Adirrônei Borges Dom Fev 19, 2017 2:45 pm

» Conan o Bárbaro - Desenho Animado (The Adventurer)
por samedley Qua Maio 27, 2015 4:57 pm

» Vendo alguns itens da minha coleção do Conan
por Lipe Sex Abr 03, 2015 5:04 pm

» Saudações Guerreiros!!! Apresentem-se!!
por Rogerio Rocha Qui Mar 26, 2015 8:32 am

» Tudo Relacionado ao Conan.
por Rogerio Rocha Qui Mar 26, 2015 8:30 am

» TERROR NA COSTA NEGRA PT-BR
por Rogerio Rocha Qui Mar 26, 2015 8:28 am

» A ÚLTIMA HISTÓRIA DE BÊLIT
por Marc o Cimerio Qua Mar 25, 2015 8:05 pm

» Dicas para barachos de primeira viagem...
por Lipe Sex Dez 19, 2014 1:05 pm

» CONAN DVDS RAROS
por magobardo Seg Set 22, 2014 6:30 pm

Agosto 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Calendário Calendário


Conan e a violência sexual

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Conan e a violência sexual

Mensagem por Stigmata em Dom Jul 13, 2014 10:24 pm

Caros irmãos, esses dias na nossa página do facebook começou uma discussão que girava em torno do nosso bárbaro ter praticado algum tipo de violência sexual ao longo de sua prolífica carreira. Tomando como partida o conto a filha do gigante de gelo expus minha opinião, a qual vou colar aqui:


"Em the frost giant's daughter há sim um tentativa de estupro. O conto em si é uma paródia das sereias que tentavam odisseu e é, na minha opinião, o melhor conto de Howard. Se há ou não um feitiço sob o bárbaro isso é questionável, o que há é a tentação mortal que a filha de Ymir lança sobre o cimério, tentação essa que Conan não resiste e segue com um ardor viceral. A tentativa de assédio se dá quando o plano da filha de Ymir dá errado e ela se dá conta do perigo "She was running with effort now", e consuma-se quando Conan a alcança

"he crushed her to him. Her lithe body bent backward as she fought with desperate frenzy in his iron arms. Her golden hair blew about his face, blinding him with its sheen; the feel of her slender body twisting in his mailed arms drove him to blinder madness. His strong fingers sank deep into her smooth flesh; and that flesh was cold as ice. It was as if he embraced not a woman of human flesh and blood, but a woman of flaming ice. She writhed her golden head aside, striving to avoid the fierce kisses that bruised her red lips.
"You are cold as the snows," he mumbled dazedly. "I will warm you with
the fire in my own blood--"

A filha -assassina- do deus nórdico só é salva quando seu pai intercede diretamente por ela, deixando Conan apenas com o lenço o qual arrancou de seu corpo. Embora o conto verse sobre uma tentação divina, e seja uma utilização literária de um tropos que precede Cristo (fazendo-se as devidas ressalvas) isso é -pelos parâmetro atuais- uma tentativa de estupro. Quanto a conduta do cimério em outros contos acho que não resta muitas dúvidas. O conto o qual Siegfried estava tentando citar é o 'tha valley of lost women' o qual tem essa citação categórica:

"I am Conan, a Cimmerian, and I live by the sword's edge. But I am not such a dog as to leave a white woman in the clutches of a black man; and though your kind call me a robber, I never forced a woman against her consent."

Isso me deixou pensando por bastante tempo e, parece-me, que the Frost Giant's daughter é mais um conto em que Conan -assim como todos nós- está sujeito a tentações e corrupções de caráter (o que é questionável, afinal estamos tratando de um bárbaro criado por um texano da década de 30!), mesmo quando toca-se em questões tão intrínsecas do código de conduta do cimério. A humanização de Conan está aí presente, pois mesmo um personagem capaz de derrotar deuses está suscetível a erros."

Como disse acima isso me deixou matutando e com uma curiosidade enorme sobre o que os colegas acham do conto e os temas nele apresentados. Seria uma distorção da visão de Howard sobre estupro, ou seria ele caracterizando Conan como suscetível a tentações como todos nós? Enfim, vamos discutir.

_________________
... in this you can trust
avatar
Stigmata
Moderador

Mensagens : 374
Data de inscrição : 11/10/2011
Localização : Koth

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Conan e a violência sexual

Mensagem por Josey Wales em Seg Jul 14, 2014 8:22 am

Bom.... Ao que me parece... Em the frost giants daugther existe a tentativa de estrupo... Como tb existe sim uma especie de encantamemto sobre o cimério. Até que ponto este encantamento eh capaz de corromper o barbaro é que acho questionavel... E acho que nunca saberemos ao certo...

Mas.... Concordo contigo sobre a humanização do personagem... Que o torna sustivel a cometer falhas em sua propria moral. Acho isto um ganho para o personagem e serve ainda para eliminar qualquer linha maniquesta que possa existir na obra.

_________________
"I live, I burn with life, I love, I slay, and am content."
avatar
Josey Wales
Admin

Mensagens : 831
Data de inscrição : 08/10/2011
Idade : 38
Localização : Pará de Minas

Ver perfil do usuário http://conanobarbaro.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Conan e a violência sexual

Mensagem por Siegfried em Seg Jul 14, 2014 11:30 am

Depois da discussão lá no face, eu fui atrás dessas fontes pra poder ler e formar uma opinião mais adequada.

O interessante é que o próprio Conan relata ter sido arrebatado por um estado anormal de sentidos: no final do conto dizendo ter sido acometido de "estranha loucura" (e poucos motivos ele teria para mentir para os Aesires) o que fica no ar é qual era a natureza deste estado? a fúria e determinação em persegui-la de forma inumana foi algo natural ou influência do divino? a lógica dos acontecimentos indica muita anormalidade, vejamos: Conan estava natimorto no campo de batalha, a ponto, de que quando avistou-a, pediu ajuda a ela para curar-se dos ferimentos, como então teria corrido tantos metros, e ainda matado dois gigantes descansados com relativa facilidade e ainda continuar correndo até alcançar mulher por mais alguns metros??

E isso tudo montado em uma situação muito onírica, surreal... Desde a primeira vez que li essa história na adaptação, Conan ele me lembrava um pouco o capitão Ahab perseguindo Moby Dick tenazmente, outro ente totalmente superior á natureza, e a medida que o capitão cedia á sua determinação férrea, seu caráter também se comprometia ao envolver as vidas de toda a tripulação em busca de sua vingança, aqui do mesmo jeito Conan arrisca comprometer sua própria moral, o conto traz um desafio sobre o caráter, embora eu não ache que esse aspecto tenha sido intencional por parte do autor.

Já sabemos que esse tipo de abuso é um comportamento incoerente tanto com Conan quanto com seu próprio povo, os Cimérios não são descritos como saqueadores, pelo contrário, são vítimas frequentes dos ataques dos Vanires (Conan nasceu no campo de batalha durante um ataque Vanir, segundo a fonte do próprio autor) estes, que parecem uma cópia fiel dos Vikings históricos, estupradores contumazes. Os Cimérios, teriam poucos motivos para repetir a prática de seus agressores.

Mas e se Atali não tivesse um vale transporte para Aasgard? acho que se o autor quisesse mesmo que isso tivesse acontecido alguma vez na vida de Conan, teria simplesmente.... feito! Nessa história ou outra (o que nunca aconteceu), mulheres na era Hiboriana assim como na idade média e antiguidade, eram um ESPÓLIO em épocas de guerra. E o que um Vanir ou Viking teria feito se tivesse conseguido conseguido alcançar e tomar Atali nos braços como Conan fez? provavelmente teria tomado uma providência para que ela não pudesse se soltar, como ela se livrou de Conan.

Resumindo no ponto crucial, eu acho que se ela não tivesse conseguido escapar, Conan teria um "flashback" lembrando de algum drama das mulheres na Ciméria e cessado com a brutalidade, algo do tipo. Mas o estupro nunca iria acontecer, Conan tem seus limites.

*Nota: Stigmata, quem mencionou muito apropriadamente os eventos em "Valley" foi o Hugo Calhau lá, e não eu, caso queira editar seu comentário.

_________________
"Saiba ó príncipe, que nos anos 80, houve uma era inimaginável, onde os bárbaros caminhavam sobre a terra...."
avatar
Siegfried
Admin

Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Conan e a violência sexual

Mensagem por Stigmata em Seg Jul 14, 2014 9:20 pm

Grande Sieg, grande análise e magnífica comparação com moby dick, (pelo amor de deus posta isso lá no facebook). Só devo discordar quanto a consumação não ocorrer caso Ymir não tivesse intervindo. Acredito que haveria sim acontecido, Conan estava fora de si, pois -como tu mesmo dissestes- já havia abandonado sua razão em detrimento de seu ardor amoroso. Mas como expliquei no último post lá do facebook, essa -creio- tenha sido justamente a idéia de Howard que nos tenta a duvidar do Bárbaro.

_________________
... in this you can trust
avatar
Stigmata
Moderador

Mensagens : 374
Data de inscrição : 11/10/2011
Localização : Koth

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Conan e a violência sexual

Mensagem por Josey Wales em Seg Jul 14, 2014 9:55 pm

Apesar de ter achado otimo a analise do siegfried.... Nesta eu estou com stigmata.... Tb acho que aconteceria se Ymir nao tivesse interrompido.

_________________
"I live, I burn with life, I love, I slay, and am content."
avatar
Josey Wales
Admin

Mensagens : 831
Data de inscrição : 08/10/2011
Idade : 38
Localização : Pará de Minas

Ver perfil do usuário http://conanobarbaro.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Conan e a violência sexual

Mensagem por Siegfried em Seg Jul 14, 2014 10:41 pm

Stigmata escreveu:Grande Sieg, grande análise e magnífica comparação com moby dick, (pelo amor de deus posta isso lá no facebook). Só devo discordar quanto a consumação não ocorrer caso Ymir não tivesse intervindo. Acredito que haveria sim acontecido, Conan estava fora de si, pois -como tu mesmo dissestes- já havia abandonado sua razão em detrimento de seu ardor amoroso. Mas como expliquei no último post lá do facebook, essa -creio- tenha sido justamente a idéia de Howard que nos tenta a duvidar do Bárbaro.

Valeu Stig

Josey Wales escreveu:Apesar de ter achado otimo a analise do siegfried.... Nesta eu estou com stigmata.... Tb acho que aconteceria se Ymir nao tivesse interrompido.

De fato poderia ter acontecido, mas saindo um pouco fora da conjectura, esses tempos, lembro que com aquela polêmica quando saiu a tal pesquisa do IPEA sobre estupro no Brasil, eu vi um vídeo do Pedro Pirulla falando disso no ponto de vista científico, a cópula forçada é coisa mais que natural no reino animal (ainda que seja meio besta dizer algo que quase todo mundo sabe, enfim..), portanto partindo do fato que o "homem" nada mais que um reflexo social do seu meio, e o macho humano, conforme a análise empírica, é um estuprador em potencial. E Conan é um personagem que está bem mais próximo do "animal", já que pertence a uma era de 12,000 mil anos antes da história conhecida, pra ele é mais fácil se livrar dos seus primitivos dispositivos normativos e entregar-se a selvageria irracional e praticar um ato desses infelizmente, (daí talvez surja uma relação intencional mesmo do autor em reduzir o personagem ao seu estado mais primata sobre a presença da "perfeição" na terra na forma da Atali e explorar essa relação em um desafio)  mas como eu disse lá quando começou a discussão, ainda bem que não precisamos ver algo assim se consumar em nenhum dos contos.

_________________
"Saiba ó príncipe, que nos anos 80, houve uma era inimaginável, onde os bárbaros caminhavam sobre a terra...."
avatar
Siegfried
Admin

Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Conan e a violência sexual

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum