Conan, o Cimério
Olá visitante, seja bem vindo!!

Este fórum foi feito por fãs de Conan, o Cimério, numa pequena tentativa de reunir amigos e mais pessoas interessadas em assuntos relacionados a espada & feitiçaria.

Aqui você encontrará reviews de filmes, estudos sobre o tema, notícias e tudo mais que seja relacionado!!

Faça seu registro e participe conosco em nosso exército!!!

Grato!!
Administrador
Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 24 em Sab Maio 02, 2015 4:12 pm
Últimos assuntos
» Frases marcantes de Conan (filmes, livros e HQs em geral)
por Adirrônei Borges Dom Fev 19, 2017 2:45 pm

» Conan o Bárbaro - Desenho Animado (The Adventurer)
por samedley Qua Maio 27, 2015 4:57 pm

» Vendo alguns itens da minha coleção do Conan
por Lipe Sex Abr 03, 2015 5:04 pm

» Saudações Guerreiros!!! Apresentem-se!!
por Rogerio Rocha Qui Mar 26, 2015 8:32 am

» Tudo Relacionado ao Conan.
por Rogerio Rocha Qui Mar 26, 2015 8:30 am

» TERROR NA COSTA NEGRA PT-BR
por Rogerio Rocha Qui Mar 26, 2015 8:28 am

» A ÚLTIMA HISTÓRIA DE BÊLIT
por Marc o Cimerio Qua Mar 25, 2015 8:05 pm

» Dicas para barachos de primeira viagem...
por Lipe Sex Dez 19, 2014 1:05 pm

» CONAN DVDS RAROS
por magobardo Seg Set 22, 2014 6:30 pm

Agosto 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Calendário Calendário


ESC 7 - Jornada para o Inferno

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ESC 7 - Jornada para o Inferno

Mensagem por Stigmata em Qua Ago 01, 2012 5:20 pm

Eaí gurizada, pra mim essa é uma das melhores se não a melhor ESC, enredo fabuloso, arte genial e uma história que vai sendo costurada com maestria até alcançar o ápice que mistura o ocultismo lovecraftiano com o barbarismo de howard. Bom, no começo da ESC diz que ela é uma "adaptação livre" da obra "O reino da espada" escrito por howard. Eu queria saber qual conto é esse, se foi publicado ou não e o seu respectivo nome em inglês. Além do mais, bora discutir essa história aqui q é muito boa mesmo.

_________________
... in this you can trust
avatar
Stigmata
Moderador

Mensagens : 374
Data de inscrição : 11/10/2011
Localização : Koth

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ESC 7 - Jornada para o Inferno

Mensagem por Siegfried em Qua Ago 01, 2012 6:15 pm

Stigmata, da minha parte, lembro que esta edição adquiri e li na adolescência, foi uma das que menos gostei na época, porquê o Conan passava quase todo o tempo "disfarçado" rsrsr,

Deixando de lado as preocupações estéticas típicas de guri, lembro que era uma boa história, mas só a li uma vez, portanto lembro só de poucos detalhes, quem sabe tu não fazes um "review" mais completo da história e posta para abrir a discussão para quem ainda não a conhece? sendo que da minha parte a única coisa que li sobre Lovecraft foi o conto "Chamado de Cuthulu", seria interessante a abordagem de um conhecedor.




_________________
"Saiba ó príncipe, que nos anos 80, houve uma era inimaginável, onde os bárbaros caminhavam sobre a terra...."
avatar
Siegfried
Admin

Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ESC 7 - Jornada para o Inferno

Mensagem por Siegfried em Qua Ago 01, 2012 6:31 pm

Complementando:
A história original não tem relação com Conan, chama-se "The Country of the Knife" (consegui o nome em inglês verificando a versão SSC) e é protagonizada por um "Caubói" texano chamado El Borak que aventura-se pelo AFEGANISTÃO, outra criação de R.E.H

abaixo ilustração dele por JIM STERANKO


_________________
"Saiba ó príncipe, que nos anos 80, houve uma era inimaginável, onde os bárbaros caminhavam sobre a terra...."
avatar
Siegfried
Admin

Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ESC 7 - Jornada para o Inferno

Mensagem por Stigmata em Sab Ago 04, 2012 7:51 pm

Opa siegfried, valeu mesmo pela resposta. Tentei em todos os cantos achar um conto do conan q tivesse inspirado, valeu por mostrar que era do howard, mas não era conan. A HQ em si é super interessante, a história vai sendo construida em volta de um objeto (a pedra escarlate) e na trama da revolta e tal. Faz muito tempo que eu li, não vou me lembrar de todos os detalhes por isso inclusive estava atrás do conto que, ao meu ver leva sim aquela pitada de lovecraftianismo que já tinha dito.

Acho que já é sabido que ambos, Howard e Lovecraft (que também era howard) era amigos através de correspondência e tinham contos publicados na weird tales, o ponto de intersecção dos dois ao meu ver está presente em diversos contos.

Lovecraft é famoso pelo horror e a descritividade detalhada e rica em figuras de linguagem, as vezes me pergunto se o próprio não seria expoente do simbolismo, mas enfim. O ponto é q a obra do lovecraft cria seu horror em 2 temas recorrentes: Os antigos (que seriam os "deuses" do panteão conhecido por cthulhu mythos) e nós humanos (de preferência seitas repugantes que expõe o hibridismo do humano com o sobrenatural). Os contos com essa temática variam bastante e em sua maioria são ambientados nos anos 20, pra citar alguns muito bons... Horror em Red Hook, Call of Cthulhu, O caso de charles dexter ward entre outros. A grande sacada do lovecraft sempre foram os Old Ones (Antigos), Cthulhu e cia são a grande crítica de lovecraft, eles são os deuses cósmicos onipresentes que com escário olham para nós humanos, cheios de orgulho de projetos e de objetivos mas que com poucos suspiros morremos sem deixar nada, sendo completamente ignorantes ao tamanho incompriensível do universo. É essa a crítica ao egocentrismo que faz os Mythos serem tão famosos, mas nem só de críticas ácidas à sociedade do início do século XX vivem os Old Ones, de fato é muito da estetica "indescritivel" (recurso que lovecraft usa e abusa), do desconhecido, alienígena e enlouquecedor que a imagem do "monstro lovecraftiano" se cria.

Howard toma emprestado bastante disso, não me lembro agora, mas creio que o mesmo chegou a usar destes temas (assim como lovecraft tomou emprestado personagens de howard), fato é que histórias como a torre do elefantes que tem personagens como Yag Kosha (que é de certa forma uma espécie de Old One) e o próprio conto que dá nome ao tópico (que tem a pedra que tudo assimila e eventualmente aquele conclave misterioso e alienígena) são resíduos da amizade entre os dois escritores. O mistério do desconhecido fascina, sempre, e não é a toa que howard buscou essa influência em um dos melhores escritores de horror. Há vários outros contos de conan se não estou enganado que exploram os monstros indescritíveis, mas daí vocês corram atrás hehe. Uma ressalva que faço é que lovecraft não escreveu exclusivamente sobre esse tipo de horror, há contos de bruxas, demônios e zumbis no catálogo, ou seja, terror pra todos os gostos hehehe.

_________________
... in this you can trust
avatar
Stigmata
Moderador

Mensagens : 374
Data de inscrição : 11/10/2011
Localização : Koth

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ESC 7 - Jornada para o Inferno

Mensagem por Siegfried em Dom Ago 05, 2012 1:55 pm

Boa Síntese Stigmata, esclarece com eficiência essa "temática" particular do Lovercraft

Inclusive ao ler me fez lembrar do filme em P&B Cal of Chutulhu (2005), que expressa justamente essa idéia: a fragilidade e impotência do ser humano diante de deuses onipotentes, selvagens e com completo desprezo pelos humanos e sua soberba. O que não deixa de ser uma alegoria bizarra dos clássicos conflitos do homem contra as forças inexoráveis da natureza, eternizados em obras literárias célebres como MOBY DICK.
Também não havia me dado conta de que o Yag Kosha seria uma inspiração direta dos "Old Ones" assim como o belo simbolismo da jóia entre os dois escritores, realmente resultou em um sincretismo de influências que criaram uma notável expressão de arte que é este conto.

Também lembrei do monstro "Shuma Gorath", presente em várias histórias da MARVEL, que é outra influência Lovecraftiana, e que saiu nas histórias do Rei KULL dos tempos do Mago ROTATH e usado pela MARVEL em histórias de outros super-heróis

Agora uma dica: das outras edições de Conan com mitos Chutulhu, lembro que a (falecida) ESC 163 intitulada "As três mortes de conan" traz uma história muito boa e bastante similar ao "Chamado" vale a pena conferir


_________________
"Saiba ó príncipe, que nos anos 80, houve uma era inimaginável, onde os bárbaros caminhavam sobre a terra...."
avatar
Siegfried
Admin

Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ESC 7 - Jornada para o Inferno

Mensagem por Siegfried em Dom Ago 05, 2012 5:50 pm

Vou reduzir um pouco o "Nível" do assunto citando uma obra mais recente e menos louvável que os clássicos da era da depressão: uma das coisas que eu gostei bastante no mangá BERSEKER é que tanto a magia no geral e os deuses que regem (ou parecem reger) o mundo mítico do protagonista partem de uma premissa parecida: um conclave de entes onipotentes que em nada se importam com o sofrimento e desespero dos mortais, e pelo contrário, deleitam-se com isso (aí é claro entram as costumeiras "viagens" sadomasoquistas típicas dos japoneses) o mundo de BERSEKER, pelo menos em boa parte do mangá, mostra que a segurança da maioria dos mortais depende da distância e ocultação que se consegue manter da presença divina e de seus representantes (os apóstolos)

Presença esta sádica, belicosa e intensamente malévola, coisa que não deixa no mangá de ser uma representação da selvagem intolerância e perseguição religiosa dos tempos medievais, incluindo aí os movimentos de repressão mais famosos criados pelo fanatismo cristão como as famosas peregrinações armadas e a inquisição. BERSEKER contém comparativos bem mais literais com episódios da história, mas isso é assunto para outro post.
Só citei para exemplificar que até o momento, ainda que eu não seja um grande conhecedor da HQ nipônica, é que até agora as histórias do espadachim maneta e caolho são as mais "Howardianas" do país do sol nascente que já vi até o momento

_________________
"Saiba ó príncipe, que nos anos 80, houve uma era inimaginável, onde os bárbaros caminhavam sobre a terra...."
avatar
Siegfried
Admin

Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ESC 7 - Jornada para o Inferno

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum