Conan, o Cimério
Olá visitante, seja bem vindo!!

Este fórum foi feito por fãs de Conan, o Cimério, numa pequena tentativa de reunir amigos e mais pessoas interessadas em assuntos relacionados a espada & feitiçaria.

Aqui você encontrará reviews de filmes, estudos sobre o tema, notícias e tudo mais que seja relacionado!!

Faça seu registro e participe conosco em nosso exército!!!

Grato!!
Administrador
Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 24 em Sab Maio 02, 2015 4:12 pm
Últimos assuntos
» Frases marcantes de Conan (filmes, livros e HQs em geral)
por Adirrônei Borges Dom Fev 19, 2017 2:45 pm

» Conan o Bárbaro - Desenho Animado (The Adventurer)
por samedley Qua Maio 27, 2015 4:57 pm

» Vendo alguns itens da minha coleção do Conan
por Lipe Sex Abr 03, 2015 5:04 pm

» Saudações Guerreiros!!! Apresentem-se!!
por Rogerio Rocha Qui Mar 26, 2015 8:32 am

» Tudo Relacionado ao Conan.
por Rogerio Rocha Qui Mar 26, 2015 8:30 am

» TERROR NA COSTA NEGRA PT-BR
por Rogerio Rocha Qui Mar 26, 2015 8:28 am

» A ÚLTIMA HISTÓRIA DE BÊLIT
por Marc o Cimerio Qua Mar 25, 2015 8:05 pm

» Dicas para barachos de primeira viagem...
por Lipe Sex Dez 19, 2014 1:05 pm

» CONAN DVDS RAROS
por magobardo Seg Set 22, 2014 6:30 pm

Dezembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário


[CA-01] Bárbaros nos Portões / A Neve que Mata

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[CA-01] Bárbaros nos Portões / A Neve que Mata

Mensagem por Josey Wales em Qua Jan 18, 2012 9:28 pm

Conan, the Adventurer, foi uma série de 14 revistas lançadas em 94 trazendo roteiros de Roy Thomas e arte de Raphael Kayanan. Em 97 chegou oficialmente nas terras tupiniquins pela editora Abril reunindo toda a coleção em 5 edições trimestrais. A série tem como objetivo preencher lacunas na cronologia do jovem Conan encaixando histórias e fazendo ligações com momentos importantes sem mudar a cronologia oficial. Assim, pelas palavras do próprio roterista ao final da revista nº 1, "se você é fã de Conan e conhece de cor e salteado todas as sagas já publicadas, vai ver que Conan - O aventureiro é fiel ao que você ja conhece, além de acrescentar detalhes e, esperamos, mais brilho à lenda." Esta resenha tem como base a obra lançada pela editora abril.

Conan - O Aventureiro nº 1.

A revista traz ao todo 50 páginas englobando 2 historias da série. A primeira história, Bárbaros nos Portões, retrata exatamente o cerco a Venarium, momento onde os cimérios se reúnem para enfrentar o Forte Venarium criado pelos Aquilônios em terras Cimérias. Nesta época, como um dos próprios personagens afirma, Conan tem pouco mais de 15 invernos.
aspecto inicial da história é de tirar o queixo... na página 5, onde começa a historia, temos apenas um silhueta de conan e um grito "até a morte" e na páginas 6 e 7 uma arte dupla da batalha em Venarium acontecendo. Os traços de Raphael Kayanan são de cair o queixo. Muito rico em detalhes e linhas, uma quantidade assombrosa de detalhes e um estilo de traço até meio parecido com o revolucionário Todd Mcfarlane, que por sinal, andava em alta na época. Mas... nem tudo são flores. Se a arte de Raphael Kayanan é rica em detalhes e traços... o mesmo não se pode dizer da colorização de Nel Yomtov que parece ter sido feita as pressas e a grosso modo. Se logo naquela primeira página temos uma quantidade absurda de coisas desenhadas pelo Raphael, as a paleta de cores usadas foram poucas colocando todos os guerreiros ao fundo num tom de azul desanimador. Uma pena ver um trabalho tão arduo do desenhista ser detonado depois na colorização.
A história ja começa com a cena do cerco em Venarium e como isto aconteceu é contado em flashback ao longo da revista (e você não achava mesmo que Lost tinha sido o primeiro a fazer isto né?). Em suma o que temos é que a Aquilonia (reino civilizado fronteira com a ciméria) resolveu construir a fortaleza em terras Cimérias e os cimérios não gostaram nada disto. Pra enfrentar o inimigo comum, Rion do Semblante Sorridente, o maior guerreiro da tribo Falcões da Neve e amigo do jovem Conan, conclama todas as tribos Cimérias e junto eles decidem atacar a Fortaleza. Apesar da história simples, o visual bárbaro e o humor quase viking dos personagem tornam a historia interessante e agradável. Alem de Rion, a historia apresenta também outros que podem ser promissores no futuro da série como a jovem Tamera, um velho Cego meio místico que lhe fala sobre o destino... porém... ninguém é ainda muito bem trabalhado... afinal... a batalha precisa de espaço!!! E quanta cenas de batalha. Em um dos quadros em especial, insinua até mesmo a morte de recéns nascido pelos cimérios. Em meio de tanta ação, os méritos vão para os desenhos de Kayana e a narração prazerosa de Roy... decepcionante a colorização de Nel. Após a batalha, Conan é levado a uma reflexão sobre o futuro de seu próprio povo... Um bárbaro povo, diga-se de passagem.
A segunda história, A Neve que Mata, se passa logo após a batalha de Venarium e retrata a saída de Conan da tribo dos Falcões. Seus motivos reuniram sentimentos relacionados desde a fala do velho cego, a reflexão após a batalha em Venárium e, principalmente, TÉDIO. Conan está entediado e por isto vai embora. Alias... acho que pra não ferir alguma questão cronologica, a partida dele na tribo é um tanto insonsa... Nem se despedir da Mara, seu primeiro romance ele o faz. De acordo com o mesmo ele precisa sair "...agora antes que alguém me convença a ficar." No quadro seguinte ele já está rumando para o norte. Simples e fácil assim. rsrsrs... Pai, mãe, roupas, mantimentos e qualquer outra coisa... aaahhh pra que... ele é bárbaro mesmo... rsrsrs E assim Conan foge de casa em buscas de novas "aventuras".

Mal sai de casa e ele acaba se esbarrando com os loiros Aesires que o salvam de uma rixa de sangue. O grupo de Aesires, liderados por Jarl, decide mante-lo vivo perante a proposta de Conan ajuda-los a caçar alguns ruivos Vanires em uma antiga disputa. Aqui, novamente na ação, a revista ganha seu auge. os personagens, apesar de simples e ainda mal trabalhados, apresentam falas e características bárbaras que tornam o roteiro mais agradável ao fãs do tema. Dentre os personagens, destaca-se Honir que, de certa forma, Conan presta solidariedade comum ao que se tem aos "irmãos de guerra" (como diz Bernad Cornwell em seus livros... quando se luta ao lado de alguém... você vira irmão deste alguém) e o monge Ixastophanis. O monge parece ter saído direto das páginas do ad&d (pois d&d é pra molecada atual.. rsrs) e não pode usar armas de corte ou perfuração. Ao final da historia o mesmo acaba mostrando o poder dos deuses e aconselha Conan a ser mais flexível ao clamar os deuses... afinal, como diz o mesmo, nem todos os deuses são tão indiferentes aos humanos como o deus cimério.

Ao todo a revista é rasa e agradável. Ela acaba dando mais ares na cronologia e explicando pequenos detalhes como origem daquele colar que tanto vimos Conan usar nos desenhos de Barry Smith. Como Conan se juntou aos Aesires e etc... Os desenhos de Raphael Kayanan tb são muito bons. Bem detalhados e com um visual bárbaro apocalíptico que a era hiboriana merece.... o roteiro simples e direto de Roy coloca ganchos para as aventuras futuras e tem narrativa agradável e bastante humor barbaro.... a decepção maior fica nas cores usadas pelo Nel... Pouquíssima paleta e naufragando vários detalhes em uma única cor.


Edit: - Um porém a ser levantado sobre o desenhos de Kayanan é que... difícilmente Conan parece ter apenas 15 anos na revista.

- em breve lançarei a resenha da segunda edição.


Última edição por Josey Wales em Seg Jan 23, 2012 12:55 pm, editado 4 vez(es)

_________________
"I live, I burn with life, I love, I slay, and am content."
avatar
Josey Wales
Admin

Mensagens : 831
Data de inscrição : 08/10/2011
Idade : 38
Localização : Pará de Minas

Ver perfil do usuário http://conanobarbaro.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [CA-01] Bárbaros nos Portões / A Neve que Mata

Mensagem por Siegfried em Qui Jan 19, 2012 2:08 am

Belo post Walles!

Essa história é na verdade como a encantada origem do mutante WOLVERINE, que a marvel levou décadas enrolando até lançar. No nosso caso, quase um século. Já que o CERCO DE VENARIUM como o "batismo de fogo" do jovem Conan foi nada mais que uma citação do autor sobre as memórias do personagem, um "gancho" deixado na década de 30 para que Thomas pudesse exercitar sua imaginação...

É bastante interessante para os conhecedores das grandes andanças do cimério pelos quadrinhos, encontrar personagens já conhecidos do panteão criado ou adaptado por Thomas estabelecendo conexões nesta saga: citarei os mais importantes:

O Gunderlândio GAERIC e a Aquilônia TAMERA são os mesmos que o cimério fracassa ao tentar salvar após o fim do sangrento cerco, da ameaça de uma raça de homens répteis semi-extinta que vive em misteriosas cavernas. Gerando uma dívida pós-morten explicada e saldada na estranha e sombria história: O POVO DAS TREVAS, de Roy e ALEX NINO (ESC 76)

RION e DRASIL são dois coadjuvantes importantes na história do RITUAL DE MAIORIDADE onde o cimério quebra o pescoço de um TOURO com as mãos limpas, na edição da ESC chamada AS 4 IDADES de Conan (esqueci o numero, não sou a wikipédia)

MARA é a vítima fatal de THORFELL, um poderoso líder Vanir que anos depois da partida do cimério, a raptara da tribo dos falcões e desejava fazer dela sua mulher, Conan acerta as contas com ele em A NOITE DO DEUS NEGRO (ESC 13)

*O conto acima, adaptado de um impressionante conto de R.E.H sobre uma rixa entre CELTAS e VIKINGS

That's all folks!!

_________________
"Saiba ó príncipe, que nos anos 80, houve uma era inimaginável, onde os bárbaros caminhavam sobre a terra...."
avatar
Siegfried
Admin

Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [CA-01] Bárbaros nos Portões / A Neve que Mata

Mensagem por Josey Wales em Qui Jan 19, 2012 5:41 am

Eh... enquanto re-lia a revista eu percebi que o enfoque dado a eles era referente a alguma importância futura.... mas realmente não me lembrava aonde (apenas a mara que eu lembrava... e a revista que contem a historia A NOITE DO DEUS GREGO é a numero 11 e nao 13). Um detalhe é que nesta histora o nome ta como Malla e não Mara.

As 4 idades de conan foi lançada na edição numero 130 de ESC. Ja esta O POVO DAS TREVAS eu realmente nao tenho... (ou pelo menos nao me lembro de ter... rsrsrs... e a bagunça aqui é grande. rsrsrsrs)

Estas ligações talvez sejam o maior mérito da obra O Aventureiro. Vai solidificando o universo e personagens.

_________________
"I live, I burn with life, I love, I slay, and am content."
avatar
Josey Wales
Admin

Mensagens : 831
Data de inscrição : 08/10/2011
Idade : 38
Localização : Pará de Minas

Ver perfil do usuário http://conanobarbaro.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [CA-01] Bárbaros nos Portões / A Neve que Mata

Mensagem por Siegfried em Qui Jan 19, 2012 9:43 am

Josey Wales escreveu:Eh... enquanto re-lia a revista eu percebi que o enfoque dado a eles era referente a alguma importância futura.... mas realmente não me lembrava aonde (apenas a mara que eu lembrava... e a revista que contem a historia A NOITE DO DEUS GREGO é a numero 11 e nao 13). Um detalhe é que nesta histora o nome ta como Malla e não Mara.

As 4 idades de conan foi lançada na edição numero 130 de ESC. Ja esta O POVO DAS TREVAS eu realmente nao tenho... (ou pelo menos nao me lembro de ter... rsrsrs... e a bagunça aqui é grande. rsrsrsrs)

Estas ligações talvez sejam o maior mérito da obra O Aventureiro. Vai solidificando o universo e personagens.

Boa Walles, tá na hora de eu começar a tomar remédio pra ALZHEIMER Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

*acabei de consultar aqui, O POVO DAS TREVAS é na verdade da ESC 75 e não 76, meu calendário hiboriano anda seriamente desregulado rsrsrs

eauheauaheuaehuaehuaehauehaeuhaeuaeu

_________________
"Saiba ó príncipe, que nos anos 80, houve uma era inimaginável, onde os bárbaros caminhavam sobre a terra...."
avatar
Siegfried
Admin

Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [CA-01] Bárbaros nos Portões / A Neve que Mata

Mensagem por Josey Wales em Qui Jan 19, 2012 9:49 am

Eu nem sequer lembrava que era os mesmos personagens. kkkkkkkk

quando vc disse os nomes das historias e numeros... eu procurei e achei!!! Very Happy

mas se vc nao faz isto eu nem sequer teria me dado o trabalho de sair vasculhando revista por revista!!!!

_________________
"I live, I burn with life, I love, I slay, and am content."
avatar
Josey Wales
Admin

Mensagens : 831
Data de inscrição : 08/10/2011
Idade : 38
Localização : Pará de Minas

Ver perfil do usuário http://conanobarbaro.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [CA-01] Bárbaros nos Portões / A Neve que Mata

Mensagem por Josey Wales em Qui Jan 19, 2012 9:52 am

Uma questão... qual seria o verdadeiro nome da Mara... Mara?? ou Malla???


E sieg... o que vc acha da arte de raphael kayanan??? (e tu sabe que hoje ele tem desenhos ainda melhores neh... rsrs) Queria ouvir sua opinião sobre... rsrsrs

_________________
"I live, I burn with life, I love, I slay, and am content."
avatar
Josey Wales
Admin

Mensagens : 831
Data de inscrição : 08/10/2011
Idade : 38
Localização : Pará de Minas

Ver perfil do usuário http://conanobarbaro.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [CA-01] Bárbaros nos Portões / A Neve que Mata

Mensagem por Siegfried em Qui Jan 19, 2012 10:09 am

Josey Wales escreveu:Uma questão... qual seria o verdadeiro nome da Mara... Mara?? ou Malla???


E sieg... o que vc acha da arte de raphael kayanan??? (e tu sabe que hoje ele tem desenhos ainda melhores neh... rsrs) Queria ouvir sua opinião sobre... rsrsrs

Pois é cara, sempre ficou na minha cabeça que eram a mesma pessoa, já que o Thomas tava conectando um monte de personagem nessa saga aí, acho que tropecei na semelhança fonética e uma não tem nada haver com a outra

Fui olhar o registro pra saber onde a história saiu originalmente, e foi na SAVAGE TALES 4 e olha como consta o nome dela na ConanWiki
http://conan.wikia.com/wiki/Savage_Tales_4


Quanto ao Rafael, como a primeira história dele que apareceu aqui no Brasil foi a adaptação de CONAN E OS DEUSES DA MONTANHA (Diga-se de passagem, uma das minhas favoritas em termos de narrativa e desenho), que Thomas adaptou para uma sequência direta de RED NAILS, e lembro que o pessoal dizia que ele era um mero PLAGIADOR do trabalho do B. W. SMITH.

Mas eu nunca adotei o mesmo discurso. Apesar das semelhanças anatômicas, os planos horizontais do Kayanan por exemplo, são muito diferentes além de bem mais sofisticados. Uma coisa meio IMAGE COMICS, Acho de fato uma arte muito distinta da outra: pois Kayanan se aproxima bem mais do SURREALISMO enquanto Smith fica entre o BARROCO e RENASCENTISTA.

E mesmo os dois desenhando um Conan mais "magrinho" sempre gostei muito da retratação dele pelo Kayanan, e lamentei o cancelamento de ADVENTURER (segundo a ABRIL na época, o projeto foi cancelado porquê Kayanan não conseguia cumprir prazos)

_________________
"Saiba ó príncipe, que nos anos 80, houve uma era inimaginável, onde os bárbaros caminhavam sobre a terra...."
avatar
Siegfried
Admin

Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [CA-01] Bárbaros nos Portões / A Neve que Mata

Mensagem por Josey Wales em Qui Jan 19, 2012 10:19 am

Então são sim a mesma pessoa... Mara foi o nome usado na the adventurer e tb na Savage tale 4... ou seja... a maldita tradução da ESC é que mudou o nome pra Malla na edição 11. Mala é os tradutores que nao fizeram o serviço direito. rsrsrsrsr

_________________
"I live, I burn with life, I love, I slay, and am content."
avatar
Josey Wales
Admin

Mensagens : 831
Data de inscrição : 08/10/2011
Idade : 38
Localização : Pará de Minas

Ver perfil do usuário http://conanobarbaro.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [CA-01] Bárbaros nos Portões / A Neve que Mata

Mensagem por Josey Wales em Qui Jan 19, 2012 10:22 am

aah... sabia que vc teria bons comentarios sobre a arte!!! rsrsrs
Eu sempre fui fan de Barry... acho que por isto sempre admirei muito o Raphael... mas concordo que são mesmo diferentes... ele é mais estilo Tood Mcfarlane... que por sinal... era moda na epoca.

_________________
"I live, I burn with life, I love, I slay, and am content."
avatar
Josey Wales
Admin

Mensagens : 831
Data de inscrição : 08/10/2011
Idade : 38
Localização : Pará de Minas

Ver perfil do usuário http://conanobarbaro.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [CA-01] Bárbaros nos Portões / A Neve que Mata

Mensagem por nandokiss em Sab Jan 21, 2012 6:03 am

desenhos fantásticos...

_________________
A mehor vingança é o sucesso sólido.
Frank Sinatra
avatar
nandokiss

Mensagens : 201
Data de inscrição : 09/10/2011
Localização : brasilia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [CA-01] Bárbaros nos Portões / A Neve que Mata

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum