Conan, o Bárbaro
Olá guerreiro (a), seja bem vindo!!

Este fórum foi feito por fãs de Conan, o Cimério, numa pequena tentativa de reunir amigos e mais pessoas interessadas em assuntos relacionados a espada & feitiçaria.

Aqui você encontrará reviews de filmes, estudos sobre o tema, notícias e tudo mais que seja relacionado!!

Faça seu registro e participe conosco em nosso exército!!!

Grato!!
Administradores

Participe do fórum, é rápido e fácil

Conan, o Bárbaro
Olá guerreiro (a), seja bem vindo!!

Este fórum foi feito por fãs de Conan, o Cimério, numa pequena tentativa de reunir amigos e mais pessoas interessadas em assuntos relacionados a espada & feitiçaria.

Aqui você encontrará reviews de filmes, estudos sobre o tema, notícias e tudo mais que seja relacionado!!

Faça seu registro e participe conosco em nosso exército!!!

Grato!!
Administradores
Conan, o Bárbaro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Quem está conectado?
3 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 3 visitantes

Nenhum

Ver toda a lista

Últimos assuntos
Conan de volta na Marvel em 2019Qua Fev 07, 2018 6:45 pmEdgardImagens do cimérioSáb Jan 27, 2018 12:06 pmEdgardNovo logo!!Qui Jan 25, 2018 2:59 pmEdgardFrases marcantes de Conan (filmes, livros e HQs em geral)Dom Fev 19, 2017 4:45 pmAdirrônei BorgesConan o Bárbaro - Desenho Animado (The Adventurer)Qua maio 27, 2015 5:57 pmsamedleyVendo alguns itens da minha coleção do ConanSex Abr 03, 2015 6:04 pmLipeSaudações Guerreiros!!! Apresentem-se!!Qui Mar 26, 2015 9:32 amRogerio RochaTudo Relacionado ao Conan.Qui Mar 26, 2015 9:30 amRogerio RochaTERROR NA COSTA NEGRA PT-BRQui Mar 26, 2015 9:28 amRogerio Rocha
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário


Ir para baixo
Rogerio Rocha
Rogerio Rocha
Admin
Mensagens : 848
Data de inscrição : 10/10/2011
Idade : 43
Localização : São Paulo

[HQ] CROM O BÁRBARO Empty [HQ] CROM O BÁRBARO

Seg Jan 16, 2012 8:03 am
b]CROM O Bárbaro (Editora AVON)
Obs. É isso mesmo, Crom o Bárbaro!
(De Junho de 1950 a Abril de 1951)
Tradução: Rogério Rocha[/b]

[HQ] CROM O BÁRBARO Crom2

Notas do tradutor: Os materiais abaixo foram encontrados, quando fazia algumas traduções das obras de Howard, e efetuava pesquisas sobre as influências de Howard para criação do Deus dos Cimérios. Trata-se de um personagem inspirado na obra de Howard, cujo nome é o mesmo do ser divino dos cimérios e o seu personagem principal "Conan", que teve algumas de suas características como personalidade entre outras coisas, transferidas para esse outro bárbaro chamado de Crom.

Publicado originalmente em "Out of This World/Strange Worlds" escrito por Gardner Fox/desenhado por Jay Gee (John Giunta). Essas revistas são publicações de domínio público.

Crom, o Bárbaro "faz 60 anos

Sessenta anos atrás, uma história em quadrinhos com um tipo muito novo para época chegou às bancas, datado de junho de 1950, e ostentou uma capa clássica da ficção científica por Gene Fawcette, com um ameaçador robô carregando uma donzela indefesa, enquanto seu candidato a salvador dispara sua arma de raios. A história em quadrinhos era uma antologia de ficção científica e histórias de fantasia, incluindo "Estação Lunar", de Joe Kubert. Mas é a história final no livro cujo título deve levantar as sobrancelhas de fãs de Robert E. Howard - "Crom, o Bárbaro".
Escrito por Gardner Fox F. e ilustrada por John Giunta, "Crom, o Bárbaro" é listado por Overstreet Comic Book como uma história de espada-e-feitiçaria, a primeira história em quadrinhos do gênero. Se essa designação é precisa ou não é, provavelmente uma questão para debate. Há histórias de fantasia e personagens - principalmente Arthur, além de outras mitológicas - que aparecem antes nos quadrinhos (Principe Valente seria um exemplo notável), mas "Crom, o Bárbaro" é muito provável que a história verdadeira primeira Howardiana de espada-e-feitiçaria. É repleta de tropos e nomes de lugares que pode ser encontrada nas histórias de Conan - o nome do protagonista titular, "Crom", sendo o exemplo mais óbvio.

"Crom, o Bárbaro" apareceu pela primeira vez no Out of This World # 1 (Junho 1950).
Crom e sua irmã Lalla são membros da tribo Aesir errantes, que se encontram separadas de suas pessoas durante uma batalha com um grupo de homens-macacos conhecidos como Cymri. Raposa "Aesir" não são os deuses da mitologia nórdica, a quem o nome originalmente se referia, mas sim a raça de cabelos louros de peregrinação bárbaros nórdicos de Conan de Howard e contos de Steve Allison. Da mesma forma, o nome "Cymri" vem de uma tribo de Gales, quem Howard os criou como descendentes os cimérios em seu ensaio pseudo-histórica de ficção "A Era Hiboriana" (embora a aparência física de Cymri Fox pode ser inspirada pelos homens-macacos de Edgar Arroz Burrough.
Crom e Lalla se encontram à deriva em um barco Cymri em um mar interior (invocando o Mar Vilayet do mundo de Conan) e, eventualmente, a terra em uma ilha controlada por um mago chamado Dwelf, que usa Lalla como refém, então Crom reúne forças para realizar uma busca em seu nome. Ele deve viajar para a cidade de Ofir (outro nome de localidade para Howard) e recuperar o frasco de água de uma fonte mágica da juventude. Ao chegar na cidade, Crom descobre que a torre que sustenta a fonte mágica é bem guardada, mas percebe que ele pode alcançar os níveis superiores da torre da cadeia da cidade adjacente. Ele começa uma briga de bar, a fim de ser preso, então, depois do anoitecer sobe ao longo de uma corda a partir da janela de sua cela até o topo da torre. Uma vez que ele alcança seu destino, Crom deve lutar seu caminho nos últimos dois panteras, a fim de ganhar uma entrada para a torre, mas, infelizmente suas escapadas são testemunhadas por Tanit, a rainha de Ophir, como ela está olhando para fora de sua janela do palácio. Pode-se ver a influência de várias histórias de Conan aqui - particularmente "A Torre do Elefante" e "Rogues na Câmara."
Uma vez dentro da torre, Crom luta contra seu caminho passando por um grupo de guardas, em seguida, entra na câmara com a fonte. Lá ele enfrenta e derrota a maioria dos guardiões Howardianos, inclusive uma serpente gigante. Como ele vai para encher um frasco com a água da juventude de restauração, a Rainha Tanit o ataca pelas costas com um punhal. Crom facilmente escapa da ameaça, e anula sua agressora. Tendo adquirido o objeto de sua missão, ele monta para fora da cidade, tendo a Rainha Tanit com ele como sua refém. Ao voltar para a ilha Dwelf, segue-se uma conclusão um tanto previsível, pois Dwelf rouba o objetivo e ataca Crom, e tenta matá-lo. Infelizmente para Dwelf, ele bebeu demais da água mágica e rapidamente regride a idade de uma criança, e depois a nada. Tanit, entretanto, sendo salva pelo Bárbaro Crom, cai no amor com ele. O conto termina com a rainha, sugerindo que eles retornem a Ofir, onde são capazes de governar lado a lado, e Crom, de uma forma diferente do Conan no filme Destruidor de 84, aceita a proposta.

A polpa Out of This World Adventures continha uma seção de quadrinhos que reimpresso "Crom, o Bárbaro".
Parece claro que Fox tinha lido história Conan de Howard, muito provavelmente, quando apareceu pela primeira vez em Weird Tales, embora ele também pareça ter sido familiarizado com a Era Hiboriana, que só tinha sido publicado em fanzines Conan o Conquistador, que também aparecem em algum momento de 1950, embora pareça provável que ele teria pós-datado "Crom, o Bárbaro", como esta última deve ter sido escrito em março, no mínimo.
Para qualquer pessoa familiarizada com a carreira de Fox, que não deva ver como uma surpresa que, ele era um fã do estilo Howardiano, Espada e Feitiçaria e seria o único a apresentar esse gênero para o meio de arte seqüencial. Ele é, naturalmente, mais conhecido por seu trabalho na Idade de Ouro da DC e início de Prata Idade super-herói dos quadrinhos. Sua história mais famosa, "Flash of Two Worlds!" Em The Flash # 123 (Setembro 1961) introduziu o conceito da DC "multiverso", que serviria como base para os muitos "Crise" histórias das últimas cinco décadas. Mas, Fox também escreveu prosa de ficção por uma série de polpas na década de 1940 e 1950, incluindo Weird Tales. Ele iria passar a escrever mais de espada e feitiçaria, na década de 1960 e 1970 com seu Kothar e séries Kyrik paperback. Muitas destas histórias foram Howardianas o suficiente para que a Marvel fosse capaz de adaptá-las perfeitamente em histórias de Conan, para a sua série de quadrinhos, Conan, o Bárbaro.
Como observado acima, Out of This World foi uma questão rara, e é bastante escassa atualmente. O “Photo Journal Guide” para quadrinhos de Ernie Gerber, publicado em 1989, listas como um "Gerber 8" em seu Índice de Escassez, o que significa que há cerca de 11-20 cópias na existência. O número real é provavelmente duas ou três vezes que, como cálculos Gerber foram feitas nos dias pré-internet, mas é definitivamente um livro difícil de encontrar. Muitas das cópias existentes têm uma transferência estranha mancha na capa, que parece ser algum tipo de defeito de impressão. É possível que um número de cópias foram consideradas demasiadas defeituosas, para liberar e foram destruídas antes de chegar às bancas. Este raro one-shot não seria a última aparição de Crom, no entanto.

A história Crom segundo, "O Deus Aranha de Akka," apareceu em mundos estranhos # 2 (November 1950).
No mês seguinte, em um movimento editorial inovador, a Avon lançou uma revista chamada celulose De Fora desta Volta ao Mundo, com um encarte de quadrinhos no centro. Cover-datado de julho de 1950, republicaram as histórias da Out deste livro em quadrinhos do Mundo, incluindo "Crom, o Bárbaro". Em agosto, uma impressão separada do Fora deste mundo dos quadrinhos foi publicada, desta vez sem o defeito de impressão que marcado a versão anterior. As duas impressões são facilmente distinguidos: A primeira impressão foi "June 1950" impresso no canto superior direito da tampa frontal, enquanto que a segunda edição não tem data.
Em novembro de 1950, a Avon publicou o primeiro número de uma nova série de livros em curso de quadrinhos, mundos estranhos, dedicado à ficção científica, horror, fantasia e histórias. Mundos estranhos # 1 continha a história Crom segunda pela Fox, intitulado "O Deus Aranha de Akka "A história começa onde o anterior parou: Crom, Rainha Tanit, e Lalla deixam a ilha Dwelf para voltar a Ofir, mas ao chegar ao continente eles são atacados e capturados pelos Cymri (agora chamado simplesmente". Homens Macacos "). Os escravos são levados para a antiga cidade em ruínas de Akka, onde Rou, o rei dos homens-macacos, faz tentativas de sacrificá-los ao deus aranha gigante, Spraa. Crom é capaz de derrotar a aranha gigante e ele, Tanit, e Lalla escapam de Akka. O retorno de três a Ophir, que está sob o controle do usurpador, Bokris. Crom derrotas homens Brokris "e lança o tirano de altos muros do palácio para sua morte. A história termina com Crom tomando seu lugar ao lado de Rainha Tanit como co-regente de Ofir.
Após o seu modelo anterior, a Avon lançou a segunda edição do “Out of This World Adventures” aproximadamente um mês depois. Novamente ele continha uma seção de quadrinhos, este material reimpresso dos mundos estranhos # 1, incluindo "O Deus Aranha de Akka." Depois desta segunda edição, Out of This World Adventures foi interrompido e a polpa / idea combinação quadrinhos foi abandonada. Os mundos estranhos, série de quadrinhos continuou, no entanto, e Crom fez sua aparição terceira e última vez na segunda edição.

A história Crom final, "O Gigante do Além", apareceu em mundos estranhos # 2 (Abril 1951).
"O Gigante do Além" apareceu em mundos estranhos # 2, pré-datado de abril de 1951. Nesta história, um Crom agora bem preparado começou a tornar-se macio com a vida fácil na corte de Ofir (Um tema Howardiano para nós). Ele é chamado de volta à ação quando um gigante chamado Balthar começa a atacar caravanas de Ophirian no sul. Crom lidera um grupo de guerreiros de Ofir em uma expedição para derrotar Balthar e seus seguidores selvagem que adoram o gigante como um deus. Vela pelo rio Nexus, nas selvas do sul, Crom e seus homens são atacados por um réptil gigante pré-histórico e escapam. Eles finalmente chegam à cidade na selva construído por Balthar e seus seguidores. Depois de uma batalha feroz Crom cega e derrota o gigante, enquanto os arqueiros de Ofir-atacam com suas flechas. Com Balthar derrotado, Crom e seus homens retornar a Ophir como heróis conquistadores.
Não há nenhuma indicação da finalidade desta terceira história, e Fox poderia ter intenção de continuar as aventuras de Crom. Por qualquer motivo não era para ser no entanto, e "O Gigante do Além" seria a última história de Crom, o Bárbaro. Mundos estranhos iria continuar a imprimir poucas histórias de fantasia e aventuras pré-históricas, algumas mais de espada e feitiçaria do que outras, mas em sua maior parte, que seria a última verdadeira espada e feitiçaria em quadrinhos comerciais por quase duas décadas, quando um certo Cimério iria finalmente fazer sua estréia em quatro cores.

Abaixo segue o scan das revistas citadas:


Última edição por Rogerio Rocha em Seg Jan 16, 2012 1:18 pm, editado 1 vez(es)
Rogerio Rocha
Rogerio Rocha
Admin
Mensagens : 848
Data de inscrição : 10/10/2011
Idade : 43
Localização : São Paulo

[HQ] CROM O BÁRBARO Empty Re: [HQ] CROM O BÁRBARO

Seg Jan 16, 2012 8:06 am
"Crom the Barbarian" Junho de 1950


[HQ] CROM O BÁRBARO OOTWA01072
[HQ] CROM O BÁRBARO OOTWA01073
[HQ] CROM O BÁRBARO OOTWA01074
[HQ] CROM O BÁRBARO OOTWA01075
[HQ] CROM O BÁRBARO OOTWA01076
[HQ] CROM O BÁRBARO OOTWA01077
[HQ] CROM O BÁRBARO OOTWA01078
[HQ] CROM O BÁRBARO OOTWA01079
[HQ] CROM O BÁRBARO OOTWA01080
[HQ] CROM O BÁRBARO OOTWA01081


Última edição por Rogerio Rocha em Seg Jan 16, 2012 8:07 am, editado 1 vez(es)
Rogerio Rocha
Rogerio Rocha
Admin
Mensagens : 848
Data de inscrição : 10/10/2011
Idade : 43
Localização : São Paulo

[HQ] CROM O BÁRBARO Empty Re: [HQ] CROM O BÁRBARO

Seg Jan 16, 2012 8:07 am
"O Deus Aranha de Akka"


[HQ] CROM O BÁRBARO Strange01_pg23
[HQ] CROM O BÁRBARO Strange01_pg24
[HQ] CROM O BÁRBARO Strange01_pg25
[HQ] CROM O BÁRBARO Strange01_pg26
[HQ] CROM O BÁRBARO Strange01_pg27
[HQ] CROM O BÁRBARO Strange01_pg28
[HQ] CROM O BÁRBARO Strange01_pg29
[HQ] CROM O BÁRBARO Strange01_pg30
[HQ] CROM O BÁRBARO Strange01_pg31
[HQ] CROM O BÁRBARO Strange01_pg32
Rogerio Rocha
Rogerio Rocha
Admin
Mensagens : 848
Data de inscrição : 10/10/2011
Idade : 43
Localização : São Paulo

[HQ] CROM O BÁRBARO Empty Re: [HQ] CROM O BÁRBARO

Seg Jan 16, 2012 8:07 am
" Crom o Bárbaro, O Gigante do além"
[HQ] CROM O BÁRBARO Cromstrangeworlds2
[HQ] CROM O BÁRBARO Strange02_01 [HQ] CROM O BÁRBARO Strange02_02
[HQ] CROM O BÁRBARO Strange02_03
[HQ] CROM O BÁRBARO Strange02_04
[HQ] CROM O BÁRBARO Strange02_05
[HQ] CROM O BÁRBARO Strange02_06
[HQ] CROM O BÁRBARO Strange02_07
[HQ] CROM O BÁRBARO Strange02_08
[HQ] CROM O BÁRBARO Strange02_09

Obs. Por hora, fora o assombro inicial, peço desculpas ao amigos pela tradução um pouco tosca, pois meu inglês não é 100%, e a tradução foi feita com ajuda das ferramentas webvirtuais, fora que fiz rapidamente para poder compartilhar com vocês.
Josey Wales
Josey Wales
Admin
Mensagens : 831
Data de inscrição : 08/10/2011
Idade : 44
Localização : Pará de Minas
https://conanobarbaro.forumeiros.com

[HQ] CROM O BÁRBARO Empty Re: [HQ] CROM O BÁRBARO

Seg Jan 16, 2012 11:23 am
Ainda não li o post.... mas ja faço minhas congratulações pelo achado. Mandei para o portal (junto co outra materias que andavam atrassadas... rsrsrs...)

Parabens pelo achado... E caracars.... esse nem é quase conan... é quase o proprio CROM!!!!

Por CROOMMMM!!!
Siegfried
Siegfried
Admin
Mensagens : 1086
Data de inscrição : 11/10/2011

[HQ] CROM O BÁRBARO Empty Re: [HQ] CROM O BÁRBARO

Seg Jan 16, 2012 12:34 pm
Rogério, medalha de bravura ciméria por esse delicioso achado!!
impressionante uma coisa assim sair na década de 50. Na verdade um Pré-Conan Marginalizado e contemporâneo de Tolkien e Flash Gordon!

Comprova-se que as adaptações, plágios e até roubos de conceitos de Conan eram bem mais velhos que se imaginava, e Roy Thomas não foi pioneiro nisso.

O mais impressionante aqui, é que eu sempre soube, segundo palavras do próprio Roy, que a palavra "Bárbaro" depois do nome do cimério, ainda não era um esteriótipo definidor da criação de Howard como se tornou posteriormente ANTES da transposição de Conan para HQ'S: pois Thomas disse que sua intenção era mesmo chamá-lo de "Conan o Cimério" nos títulos, mas temeu que o personagem fosse confundido com os sumérios pela semelhança fonética, então achou mais adequado chamá-lo de "Bárbaro"..

Mas vê-se aqui que que tanto o nome como o visual já estavam praticamente definidos: cabelo longo e solto, espada á cinta, tanga, botas e peito nú faz-me pensar: quem realmente formou pela PRIMEIRA vez a aparência de Conan que permanece até hoje? Afinal esses contos são paralelos ás criações do próprio frazzeta, que dizem ser o verdadeiro "Criador" da imagem do Conan...

nandokiss
nandokiss
Mensagens : 201
Data de inscrição : 09/10/2011
Localização : brasilia

[HQ] CROM O BÁRBARO Empty Re: [HQ] CROM O BÁRBARO

Qua Jan 18, 2012 9:12 pm
Parabens Rogério...
que achado!
e que traço, que desenhos...
o estilo do traço me lembra o "flash gordon" dos gibis (anos 30).
Rogerio Rocha
Rogerio Rocha
Admin
Mensagens : 848
Data de inscrição : 10/10/2011
Idade : 43
Localização : São Paulo

[HQ] CROM O BÁRBARO Empty Re: [HQ] CROM O BÁRBARO

Qua Jan 18, 2012 11:46 pm
Valeu Nando, tem muita coisa ainda por aí nesse mundão pra descobrirmos!!!
Conteúdo patrocinado

[HQ] CROM O BÁRBARO Empty Re: [HQ] CROM O BÁRBARO

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos